Principal
A Formação PIBID UFSB 2024-2026 é um evento ancoradouro de eventos associados, oficinas de formação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, financiado pela CAPES e em ação na Universidade Federal do Sul da Bahia.
Verifique quais oficinas (eventos associados) estão com inscrições abertas, inscreva-se e participe!
| Título | Fecha de inicio | Fecha de final |
|---|---|---|
| A Educação Integral como ferramenta para a confluência dos espaços-tempos-relações na escola | 20/09/2025 | 04/10/2025 |
|
O conceito de Educação Integral contempla a proposição da superação da visão de uma educação pautada pelo ensino convencional em que restringe como atividade fim da escola a aula e o ensino-aprendizagem conteudista. Nesse movimento, as reflexões e pesquisas acerca da temática nos provocam a propor e planejar espaços-tempos-relações escolares inspiradas no Art. 1º da LDB de 1996 (Lei nº 9.394)
Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, dentre outras bases legais da educação brasileira. Desse modo, nossa oficina tem como objetivo, a partir do conhecimento das bases legais e experiências no campo da educação integral dialogar acerca desse conceito, seus desafios e possibilidades. |
||
| OFICINA de Escuta Sensível na Educação | 18/01/2025 | 25/01/2025 |
|
. |
||
| OFICINA Estudos de redação de textos acadêmicos e de metodologia científica | 15/01/2025 | 08/02/2025 |
|
Através da prática de exercícios de coesão e coerência textual, do uso adequado da pontuação, e de outros aspectos relevantes da língua portuguesa escrita em ambiente acadêmico, e de atividades de sensibilização para a metodologia científica, a oficina objetiva sensibilizar os/as participantes para a construção de textos acadêmicos escritos, competência necessária para o bom desenvolvimento das atividades do PIBID UFSB. |
||
| Metodologias Ativas | 10/05/2025 | 10/05/2025 |
|
Oficina sobre Metologias Ativas: o que são e como utilizá-las |
||
| PIBID de Competências e Habilidades no ENEM | 14/12/2024 | 21/12/2024 |
|
A oficina busca discutir os conceitos de Competência, Capacidade e Habilidades utilizados na proposição do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio e que pauta o ingresso de estudantes nos cursos universitários das instituições federais. De posse desses conceitos, exercitar a confecção dos planejamentos de aulas e cursos e de itens do próprio ENEM, isto é, das questões avaliativas do exame que propõe uma avaliação nos três níveis do conhecimento segundo Gerard Bloom (Básico, Intermediário e Global). Além dos encontros virtuais síncronos, atividades práticas assíncronas também ocorrerão. Programação Atividades síncronas: Encontros virtuais em plataforma a ser definida nos dias 14 e 21/12/2024 das 9h00 às 12h00. Competências, Capacidades e Habilidades Usando os conceitos para planejar as ações educativas Teoria do Item Atividades assíncronas: Atividades de produção a serem depositadas e partilhadas no Google Classroom Produto 1: Seleção de Habilidades e Competências de sua área (ENEM) a serem trabalhadas na oficina (14/12/2024) Produto 2: Construção de planejamento de aula ou conjunto de aulas à luz das Competências e Habilidades do ENEM (21/12/2024) Produto 3: Construção de item a ser testado posteriormente nas escolas (13/01/2025). |
||
| Uso de Inteligência Artificial Generativa na Educação | 14/06/2025 | 14/06/2025 |
|
Esta oficina visa discutir os desafios e oportunidades associados ao uso de Inteligência Artificial Generativa no ambiente educacional. Assim, esta oficina pretende estimular a reflexão sobre a integração ética e responsável da IA à sala de aula, explorando as implicações do seu uso. |
||
| A escola: seus sentidos e atores | 22/02/2025 | 22/02/2025 |
|
Conversa sobre a escola como espaço sociocultural e o perfil dos estudantes |
||
| Aprendendo a ser professor/professora no PIBID: as vivências nas escolas e as reflexões no diário de campo | 15/02/2025 | 15/02/2025 |
|
Conversa em torno das questões éticas da entrada dos estudantes na escola, a relação deles com o espaço escolar, com aprender a fazer, e também como espaço de se aprender a ser professor/a e a importância do registro das reflexões no diário de campo |
||
| Cultura POP na Educação | 15/03/2025 | 15/03/2025 |
|
Conversa sobre como pensar a educação em articulação com a Cultura POP |
||
| Currículo e Educação em Tempo Integral: Tempos, Espaços e Aprendizagens | 15/07/2025 | 15/07/2025 |
|
Este evento tem como objetivo promover reflexões sobre os desafios e possibilidades da Educação em Tempo Integral, a partir da articulação entre currículo, tempos, espaços e aprendizagens. A proposta dialoga com os princípios da Educação Integral, considerando o tempo pedagógico como elemento estruturante para a promoção de uma educação comprometida com o desenvolvimento humano, a equidade e a justiça social. Serão abordadas categorias fundamentais como Tempo Integral, Aprendizagens, Currículo e o papel da escola na construção de trajetórias educativas mais justas e significativas para crianças, adolescentes, jovens e adultos. |
||