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[APERFEIÇOAMENTO] ANTIRRACISMO NO ENSINO DE LÍNGUAS - RAEL de 27/06/2022 a 17/12/2022

O Curso de Aperfeiçoamento em Racismo e Antirracismo no Ensino de Línguas (RAEL) está direcionado especialmente a professoras e professores de línguas no Sul da Bahia. 

O curso tem como objetivo geral capacitar professores de línguas (língua portuguesa, língua espanhola e língua portuguesa) com  formação continuada sobre racismo e antirracismo no ensino de línguas, em modalidade de semipresencial, com a mediação de tecnologias de informação e comunicação, contribuindo para  a qualificação dos sistemas regionais e locais de educação. 

A seleção 2022 logo estará disponível na aba Inscrições, neste site. Leia atentamente ao edital. 

Também lançaremos em breve edital de Monitoria, disponível na aba Monitoria, nesta página. 




Objetivos específicos:
● Promover o desenvolvimento do ensino de línguas na educação básica no sul da  Bahia;
● Aprimorar a formação básica, qualificada de crítica em língua inglesa no sul da  Bahia;
● Promover a formação em nível de excelência na área de língua inglesa, com quadros  científicos nacionais e internacionais;
● Avaliar as oportunidades de empregabilidade que este curso pode gerar aos  participantes.

Eventos Associados
Título Data Início Data Fim
Letramento racial crítico 27/06/2022 10/09/2022

Ementa: Letramentos. Estudos de Letramentos. Letramento Racial. Letramento racial crítico. Narrativas autobiográficas na formação de professores de línguas.

 

Bibliografia básica

 

FERREIRA, A. J.. Racism: Does it really exist in Brazil? Stories of racism and empowerment in the family, school and other social environments.. 1. ed. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2017. v. 1. 132p FERREIRA, A. J.. Identidades Sociais de Raça em Estudos da Linguagem. 1. ed. Ponta Grossa: Editora Estúdio Texto, 2017. v. 1. 132p .

OLIVEIRA, K. ; FERREIRA, A. J. . Narrativas Autobiográficas: O Que Dizem As Professoras Da Rede Municipal De Ponta Grossa Sobre Um Ensino Que Promova O Letramento Racial Crítico. UNILETRAS (UEPG. IMPRESSO), v. 41, p. 136-146, 2020.

 

FERREIRA, A. J.. Letramento Racial Crítico Através de Narrativas Autobiográficas: com atividades reflexivas. 1. ed. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2015. v. 1. 208p .

 

 

Bibliografia Complementar

FERREIRA, A. J.. Racismo no Brasil? É coisa da sua cabeça: Histórias de racismo e empoderamento no ambiente familiar, escolar e nas relações sociais.. 1. ed. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2017. v. 1. 132p .

PRÁTICAS METODOLÓGICAS ANTIRRACISTAS EM LÍNGUA INGLESA 27/06/2022 10/09/2022

Ementa

Cidadania linguística em língua inglesa. Práticas pedagógicas. História do ensino de línguas no
Brasil. Pedagogias culturalmente relevantes de professores de língua inglesa. Seminários
metodológicos. Apresentação de planos de curso. Apresentação de sequências didáticas.
Apresentação de planos de aula.

Bibliografia básica

SCARINCI. A. S.; PACCA, J. L. A. O planejamento do ensino em um programa de desenvolvimento
profissional docente. Educação em revista, n. 31, v. 2, 2015.
GONÇALVES, Adair Vieira; FERRAZ, Mariolinda Rosa Romera. Sequências Didáticas como instrumento
potencial da formação docente reflexiva. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e
Aplicada, v. 32, n. 1, 2016.
DIAS, R.; CRISTOVAO, V. L. L. (Org.) . O livro didático de língua estrangeira: múltiplas perspectivas. 1. ed.
São Paulo: Mercado de Letras, 2009. v. 1. 344p.

Bibliografia Complementar

CARRIJO, Viviane Leticia Silva; LOPES, Mauricio José Ferreira. Educação antirracista em aulas de Língua
Inglesa: ruptura com a necropolítica. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.],
v. 8, n. 1, p. 234-243, 2021.
NASCIMENTO, Gabriel. Ethnicity and race in English language activities at a university in Bahia. Cadernos
de Pesquisa, v. 49, n. 173, pp. 208-224, 2019.

RACISMO LINGUÍSTICO E RACISMO NO ENSINO DE LÍNGUAS 27/06/2022 10/09/2022

Ementa

Apresentação do conceito de racismo linguístico. Línguas modernas versus Línguas naturais.
Linguicídio e Linguicismo. Língua como zona do ser e zona do não-ser. Nomeação colonial.
História do Ensino de línguas no Brasil. Lócus de enunciação. Ideologias lingüísticas. Práticas de
ensino de línguas. Letramento racial. Letramento racial crítico. Cidadania lingüística.

Bibliografia básica

FANON, F. Pele Negra Mascaras Brancas. Salvador: EdUFBA, 2008.
FERRAZ, D ; DUBOC, A. P.; SOUZA, L. M. M. de . Pesquisas, políticas e práticas educacionais em curso:
conversa com Ana Paula Duboc e Lynn Mario Menezes de Souza sobre heterogeneidade e normatividade.
Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 59, p. 2330-2355, 2020.
FERREIRA, A. J.; CAMARGO, M. . Racismo Cordial no Livro de Língua Inglesa Aprovado pelo PNLD. Revista
da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN, v. 6, p. 177-202, 2014.
MELO, Glenda Cristina Valim de. O LUGAR DA RAÇA NA SALA DE AULA DE INGLÊS. Revista da Associação
Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN, v. 7, p. 65-81, 2015.
NASCIMENTO, GABRIEL ; WINDLE, JOEL . O nexo de raça e classe no ensino de língua inglesa: das ordens
de interação às ordens do ser. Abatira, v. 1, p. 1-15, 2020.

NASCIMENTO, GABRIEL. ENTRE O LÓCUS DE ENUNCIAÇÃO E O LUGAR DE FALA: MARCAR O NÃO-
MARCADO E TRAZER O CORPO DE VOLTA NA LINGUAGEM. Trabalhos em Linguística Aplicada [online].

2021, v. 60, n. 1 [Acessado 5 Agosto 2021] , pp. 58-68. Disponível em: . Epub 14 Maio 2021. ISSN 2175-


Bibliografia complementar

FERREIRA, A. J. Letramento Racial Crítico Através de Narrativas Autobiográficas: com atividades
reflexivas. 1. ed. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2015. v. 1. 208p.
FERREIRA, A. J. Narrativas Autobiográficas de Identidades Sociais de Raça, Gênero, Sexualidade e Classe
em Estudos da Linguagem. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2015. v. 1. 288p .
MUNIZ, K. S.. Linguagem, identidade e ação política: o caso das ações afirmativas.. Cadernos NEPRE, v. 02,
p. 103-118, 2006.
NASCIMENTO, Gabriel. Os brancos saberão resistir. Revista ABPN, v. 11, p. 331-347, 2019.
SOUZA, A.L. S. LETRAMENTOS DE REEXISTÊNCIA: poesia, grafite, música, dança:hip hop. 1. ed. São Paulo:
Parábola Editorial, 2011. v. 1. 176p .

Racismo no Brasil: discursos e práticas 27/06/2022 10/09/2022

Ementa

Racismo no Brasil. Teorias do discurso. História do racismo no Brasil. Racismo, mestiçagem e
pigmentocracia. Raciologia e racialismo. Racismo como formação histórica.

Bibliografia básica

MBEMBE, A. Crítica da razão negra. Lisboa: Antígona, 2014.
MBEMBE, A. Necropolítica. São Paulo: N-1 edições, 2018.
MORAIS, C. C. Ler e escrever: habilidades de escravos e forros? (Comarca do Rio das Mortes, Minas Gerais,
1731-1850).. In: Marcus Vinícius Fonseca; Surya Aaronovich Pombo de Barros. (Org.). A história da
educação dos negros no Brasil. 1ed.Niterói: EdUFF, 2016, v. 1, p. 95-116.
MOURA, C. Rebeliões na senzala: quilombos, insurreições, guerrilhas. 5ed. São Paulo, Anita Garibaldi,
2014.
SANSONE, L. Negritude sem etnicidade. Rio de Janeiro e Salvador: Pallas e EDUFBA, 2004.
SANTOS, N. S. Tornar-se negro. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.

Bibliografia Complementar

ZANLORENZI, E. O Mito da Preguiça Baiana. Tese (doutorado em Antropologia). São Paulo, Universidade
de São Paulo, 1998.
TESTA, H. G. O escravo africano: esse desconhecido. Monografia (Pós-graduação lato sensu em História da
África). Universidade Federal de Juiz de Fora, 2017.
LOPEZ, L. C. O conceito de racismo institucional: aplicações no campo da saúde. Interface, Botucatu , v.
16, n. 40, p. 121-134, 2012 .