Principal
Título | Data Início | Data Fim |
---|---|---|
Letramento racial crítico | 27/06/2022 | 10/09/2022 |
Ementa: Letramentos. Estudos de Letramentos. Letramento Racial. Letramento racial crítico. Narrativas autobiográficas na formação de professores de línguas. Bibliografia básica FERREIRA,
A. J.. Racism: Does it really exist in
Brazil? Stories of racism and empowerment in the family, school and other
social environments.. 1. ed. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2017. v. 1. 132p FERREIRA,
A. J.. Identidades Sociais de Raça em Estudos da Linguagem. 1. ed. Ponta
Grossa: Editora Estúdio Texto, 2017. v. 1. 132p . OLIVEIRA, K. ; FERREIRA, A. J. . Narrativas
Autobiográficas: O Que Dizem As Professoras Da Rede Municipal De Ponta Grossa
Sobre Um Ensino Que Promova O Letramento Racial Crítico. UNILETRAS (UEPG.
IMPRESSO), v. 41, p. 136-146, 2020. FERREIRA, A. J.. Letramento Racial Crítico Através
de Narrativas Autobiográficas: com atividades reflexivas. 1. ed. Ponta Grossa:
Estúdio Texto, 2015. v. 1. 208p . Bibliografia Complementar FERREIRA,
A. J.. Racismo no Brasil? É coisa da sua cabeça: Histórias de racismo e
empoderamento no ambiente familiar, escolar e nas relações sociais.. 1. ed.
Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2017. v. 1. 132p . |
||
PRÁTICAS METODOLÓGICAS ANTIRRACISTAS EM LÍNGUA INGLESA | 27/06/2022 | 10/09/2022 |
Ementa Cidadania linguística em língua inglesa. Práticas pedagógicas. História do ensino de línguas no Brasil. Pedagogias culturalmente relevantes de professores de língua inglesa. Seminários metodológicos. Apresentação de planos de curso. Apresentação de sequências didáticas. Apresentação de planos de aula. Bibliografia básica SCARINCI. A. S.; PACCA, J. L. A. O planejamento do ensino em um programa de desenvolvimento profissional docente. Educação em revista, n. 31, v. 2, 2015. GONÇALVES, Adair Vieira; FERRAZ, Mariolinda Rosa Romera. Sequências Didáticas como instrumento potencial da formação docente reflexiva. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 32, n. 1, 2016. DIAS, R.; CRISTOVAO, V. L. L. (Org.) . O livro didático de língua estrangeira: múltiplas perspectivas. 1. ed. São Paulo: Mercado de Letras, 2009. v. 1. 344p. Bibliografia Complementar CARRIJO, Viviane Leticia Silva; LOPES, Mauricio José Ferreira. Educação antirracista em aulas de Língua Inglesa: ruptura com a necropolítica. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 234-243, 2021. NASCIMENTO, Gabriel. Ethnicity and race in English language activities at a university in Bahia. Cadernos de Pesquisa, v. 49, n. 173, pp. 208-224, 2019.
|
||
RACISMO LINGUÍSTICO E RACISMO NO ENSINO DE LÍNGUAS | 27/06/2022 | 10/09/2022 |
Ementa Apresentação do conceito de racismo linguístico. Línguas modernas versus Línguas naturais. Linguicídio e Linguicismo. Língua como zona do ser e zona do não-ser. Nomeação colonial. História do Ensino de línguas no Brasil. Lócus de enunciação. Ideologias lingüísticas. Práticas de ensino de línguas. Letramento racial. Letramento racial crítico. Cidadania lingüística. Bibliografia básica FANON, F. Pele Negra Mascaras Brancas. Salvador: EdUFBA, 2008. FERRAZ, D ; DUBOC, A. P.; SOUZA, L. M. M. de . Pesquisas, políticas e práticas educacionais em curso: conversa com Ana Paula Duboc e Lynn Mario Menezes de Souza sobre heterogeneidade e normatividade. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 59, p. 2330-2355, 2020. FERREIRA, A. J.; CAMARGO, M. . Racismo Cordial no Livro de Língua Inglesa Aprovado pelo PNLD. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN, v. 6, p. 177-202, 2014. MELO, Glenda Cristina Valim de. O LUGAR DA RAÇA NA SALA DE AULA DE INGLÊS. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN, v. 7, p. 65-81, 2015. NASCIMENTO, GABRIEL ; WINDLE, JOEL . O nexo de raça e classe no ensino de língua inglesa: das ordens de interação às ordens do ser. Abatira, v. 1, p. 1-15, 2020. NASCIMENTO, GABRIEL. ENTRE O LÓCUS DE ENUNCIAÇÃO E O LUGAR DE FALA: MARCAR O NÃO- MARCADO E TRAZER O CORPO DE VOLTA NA LINGUAGEM. Trabalhos em Linguística Aplicada [online]. 2021, v. 60, n. 1 [Acessado 5 Agosto 2021] , pp. 58-68. Disponível em: . Epub 14 Maio 2021. ISSN 2175- Bibliografia complementar FERREIRA, A. J. Letramento Racial Crítico Através de Narrativas Autobiográficas: com atividades reflexivas. 1. ed. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2015. v. 1. 208p. FERREIRA, A. J. Narrativas Autobiográficas de Identidades Sociais de Raça, Gênero, Sexualidade e Classe em Estudos da Linguagem. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2015. v. 1. 288p . MUNIZ, K. S.. Linguagem, identidade e ação política: o caso das ações afirmativas.. Cadernos NEPRE, v. 02, p. 103-118, 2006. NASCIMENTO, Gabriel. Os brancos saberão resistir. Revista ABPN, v. 11, p. 331-347, 2019. SOUZA, A.L. S. LETRAMENTOS DE REEXISTÊNCIA: poesia, grafite, música, dança:hip hop. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. v. 1. 176p . |
||
Racismo no Brasil: discursos e práticas | 27/06/2022 | 10/09/2022 |
Ementa Racismo no Brasil. Teorias do discurso. História do racismo no Brasil. Racismo, mestiçagem e pigmentocracia. Raciologia e racialismo. Racismo como formação histórica. Bibliografia básica MBEMBE, A. Crítica da razão negra. Lisboa: Antígona, 2014. MBEMBE, A. Necropolítica. São Paulo: N-1 edições, 2018. MORAIS, C. C. Ler e escrever: habilidades de escravos e forros? (Comarca do Rio das Mortes, Minas Gerais, 1731-1850).. In: Marcus Vinícius Fonseca; Surya Aaronovich Pombo de Barros. (Org.). A história da educação dos negros no Brasil. 1ed.Niterói: EdUFF, 2016, v. 1, p. 95-116. MOURA, C. Rebeliões na senzala: quilombos, insurreições, guerrilhas. 5ed. São Paulo, Anita Garibaldi, 2014. SANSONE, L. Negritude sem etnicidade. Rio de Janeiro e Salvador: Pallas e EDUFBA, 2004. SANTOS, N. S. Tornar-se negro. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983. Bibliografia Complementar ZANLORENZI, E. O Mito da Preguiça Baiana. Tese (doutorado em Antropologia). São Paulo, Universidade de São Paulo, 1998. TESTA, H. G. O escravo africano: esse desconhecido. Monografia (Pós-graduação lato sensu em História da África). Universidade Federal de Juiz de Fora, 2017. LOPEZ, L. C. O conceito de racismo institucional: aplicações no campo da saúde. Interface, Botucatu , v. 16, n. 40, p. 121-134, 2012 .
|