Principal

[EVENTO] 1° Seminário de Trabalho do Centro de Documentação e Pesquisas Memórias do Sul da Bahia de 05/12/2024 a 06/12/2024

No Brasil, a cidade de Porto Seguro ocupa um lugar singular no imaginário nacional. Pelo fato de Cabral ter desembarcado no seu litoral em 1500, são muitos os usos simbólicos e políticos, passados e presentes, que vêm contribuindo para forjar a imagem do local como o “berço da nação”. 

Apesar desse enorme valor memorial, não há hoje, na cidade, nenhum tipo de arquivo que busque salvaguardar e preservar a diversidade do patrimônio histórico e cultural do território e, menos ainda, que fomente pesquisas críticas sobre a narrativa dominante do “Descobrimento”. 

É esse paradoxo - lugar de importância histórica versus inexistência de um lugar de memória que reflita criticamente sobre sua importância - que atravessa Porto Seguro e, mais amplamente, todo a região sul da Bahia – Extremo Sul, Costa do Descobrimento, Litoral Sul e Baixo Sul) – que o 1o seminário de trabalho do Centro de Documentação e Pesquisa Memórias do Sul da Bahia pretende interrogar. 

O seminário vai acontecer ao longo de dois dias (5 e 6 de dezembro). 

O primeiro dia vai girar em torno de três momentos. No primeiro deles, faremos uma breve apresentação da história do projeto e de sua relação com o projeto Tainacan, um plugin para criação de repositórios digitais. Num segundo momento, a equipe do projeto fará uma breve apresentação dos materiais que estão sendo levantados para a construção do repositório em Coleções Temáticas. A ideia desse momento é compartilhar temáticas e metodologias convergentes no sentido de buscar sinergias internas. Esse dia se encerrará com uma roda de conversa durante a qual, nossos convidados irão nos dar retornos, sugestões, etc., a partir de suas experiências com a criação de acervos. 

No segundo dia do evento, iremos organizar duas oficinas. Uma primeira oficina em torno do uso do Tainacan e uma segunda oficina de Paleografia, cujo objetivo será promover treinamento na leitura e transcrição de fontes manuscritas pertinentes à história colonial.

Ao longo destes dois dias de trabalho, além de conversar sobre processos institucionais e da sociedade civil de gestão e preservação de acervos, também tentaremos refletir sobre algumas implicações de iniciar um processo de construção de um arquivo de forma participativa. Como envolver os coletivos do território nesse processo? Qual o papel da universidade na formação de um público local no uso e produção de fontes? Como fazer com que os arquivos se tornem instrumentos desses coletivos em suas lutas simbólicas e concretas do cotidiano?

Eventos Associados
Título Data Início Data Fim
Oficina de Paleografia 06/12/2024 06/12/2024

A Paleografia é uma área de conhecimento essencial para os pesquisadores que estudam períodos mais distantes do tempo presente e que precisam lidar com fontes escritas cujo traçado caligráfico, expressões linguísticas, formas de abreviações de palavras, entre outras, é muito diferente do usual. No caso do Brasil, noções paleográficas são praticamente obrigatórias para o estudo do período colonial português na América. É dentro desse contexto que o 1° Seminário de Trabalho do Centro de Documentação e Pesquisa Memórias do Sul da Bahia oferece a oficina Introdução à Paleografia, cujo objetivo é oferecer noções básicas de leitura e transcrição paleográfica, com ênfase em documentos do período colonial português na América. A oficina será aberta ao público estudantil da UFSB e a todas as pessoas que se interessam pelo tema.

Oficina Tainacan 06/12/2024 06/12/2024

Neste workshop, convidamos você a conhecer o Tainacan, um plugin desenvolvido para facilitar a criação e o gerenciamento de repositórios digitais, amplamente utilizado pelo Centro Digital de Documentação e Pesquisa Memórias do Sul da Bahia. 

Nosso encontro será dividido em duas partes principais:


1. Repositórios digitais e memória: apresentação do Projeto Tainacan  

Iniciaremos com uma visão geral do Tainacan, explorando seus recursos e funcionalidades essenciais. Vamos abordar temas como a criação de coleções, configuração de metadados, uso de taxonomias e filtros, entre outras ferramentas que facilitam a organização e recuperação de documentos digitais.

2. Introdução à catalogação de materiais: experiência Prática  

Para valorizar a dimensão prática do uso do Tainacan, convidamos você a trazer documentos próprios (textos, vídeos, fotos, entrevistas, mapas, etc.) em um pendrive. Juntos, faremos o cadastramento desses materiais em nosso repositório, proporcionando uma experiência prática e colaborativa que permitirá a você entender como o plugin funciona na prática.

A oficina será aberta ao público estudantil da UFSB e a todas as pessoas que se interessam pelo tema. Venha aprender e compartilhar conosco!

  • Evento Principal
  • Evento Associado