Principal

[CURSO DE EXTENSÃO] Teatro do Oprimido: Estéticas Políticas e Formações Críticas (Curso de Extensão) de 29/04/2025 a 29/07/2025

O curso de extensão Teatro do Oprimido: Estéticas Políticas e Formações Críticas, a ser realizado no campus Jorge Amado da Universidade Federal do Sul da Bahia, entre os dias 29 de abril e 29 de julho de 2025, propõe uma imersão teórico-prática no método criado por Augusto Boal, com encontros semanais às terças-feiras, das 19h às 21h30min. Voltado a pessoas adultas interessadas, o curso apresentará os fundamentos históricos, políticos e metodológicos do Teatro do Oprimido, articulando reflexões críticas sobre sua atualidade frente ao cenário artístico e político brasileiro. 

A proposta inclui a experimentação de jogos, exercícios corporais e técnicas como Teatro-Imagem e Teatro-Jornal, além de estabelecer diálogos com a Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire e com abordagens contemporâneas, como a estética eco-relacional. A metodologia será baseada em práticas de escuta, criação artística e leitura crítica do mundo por meio das formas estéticas. A avaliação será processual e formativa, considerando a participação nos encontros e a produção de textos-sentido entre as aulas. Espera-se que, ao final do curso, as/os participantes estejam sensibilizados e fortalecidos para utilizar o teatro como instrumento de expressão, de escuta e de transformação social.

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.