Apresentação

O "II Redemoinho de Saberes: Jornada de Pesquisa em Narração de Histórias" é um evento interinstitucional que reunirá na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), no período de 04 a 08/11/2024, pesquisadores/as de pontos diversos do país interessados/as nesse saber ancestral que se materializa na voz e no corpo de narradores/as oriundos/as de diferentes percursos formativos. O evento pretende ainda congregar contadores/as de histórias de tradição e artistas contadores/as de histórias. Além disso, o evento contará também com a participação de pesquisadores/as de outros campos que dialogam com o território da narração de histórias e      que trazem outras perspectivas para os espaços de discussão, tornando o evento, por isso mesmo, interdisciplinar.

Está em perspectiva também atender às especificidades da formação docente no que concerne às histórias e à contação de história em suas dimensões científicas, artísticas, literárias, éticas, estéticas e políticas.

O evento será híbrido, online síncrono e presencial, assim como gratuito. Ao longo de quatro dias, acolherá contadores/as de tradição, artistas narradores/as, professores/as, estudantes e pesquisadores/as que agregam, em seus estudos e experiências, múltiplas dimensões vinculadas ao ato de narrar, apresentadas e partilhadas em espaços diversos tais como mesas, oficinas, sessões de comunicação e performances.

O      que torna essa multiplicidade de vozes particularmente enriquecedora é o fato de que esses/as pesquisadores/as não apenas trazem uma perspectiva complementar para os espaços de discussão, mas      também provocam os/as participantes a repensarem e ampliarem seus estudos. E, com isso, contribuem para o debate      no que concerne à ampliação de      estudos a partir de olhares      expandidos sobre dimensões outras, tais como os estudos decoloniais, a pedagogia das emergências e as epistemologias de      povos tradicionais.

Tais pesquisadores/as e suas pesquisas abordam questões fundamentais a partir de olhares que vão além do convencional, explorando temas como os estudos decoloniais, que desafiam as narrativas dominantes e propõem novas formas de compreensão e ação; a pedagogia das emergências, que explora como aprender e ensinar em contextos de crise e transformação; e as epistemologias de      povos tradicionais, que oferecem perspectivas profundas sobre conhecimento, sabedoria e formas de narrativa que diferem de      abordagens acadêmicas     .

Almeja-se, com toda a jornada,      o enriqueci     mento do debate, em ambiente acadêmico, sobre como a narração de histórias em suas múltiplas dimensões constitui modos de fruição estética, de construção do conhecimento e de apreensão do mundo.