Projeto Pedagógico do Curso

O/A Engenheiro/a de Aquicultura egresso do Curso de Engenharia de Aquicultura e
Recursos Hídricos da UFSB será um profissional apto a conciliar o potencial aquícola da
região sul da Bahia e do Brasil com a necessária gestão adequada dos recursos hídricos,
indispensáveis para a atividade aquícola.
O egresso deverá possuir:
I - sólida formação científica e profissional geral que possibilite absorver e
desenvolver tecnologia;
II - capacidade crítica e criativa na identificação e resolução de problemas,
considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com
visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade;
III - compreensão e tradução das necessidades de indivíduos, grupos sociais e
comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e
organizativos, bem como utilização racional dos recursos disponíveis, além da conservação
do equilíbrio do ambiente; e

IV - capacidade de adaptação, de modo flexível, crítico e criativo, às novas

situações.

Com uma formação interdisciplinar o egresso estará habilitado para conduzir
projetos e trabalhar em equipes multi e interdisciplinares buscando conciliar a produção de
organismos aquáticos de forma economicamente rentável e ambientalmente e socialmente
responsável, devendo:
I. Formular e conceber soluções desejáveis de Engenharia para atividades
aquícolas, analisando e compreendendo a necessidade dos usuários e seu contexto;
II. Analisar e compreender os fenômenos físicos, químicos e biológicos por meio de
modelos simbólicos, físicos e outros, uma vez verificados e validados por experimentação;
III. Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços), componentes
ou processos relacionados à atividade aquícola;
IV. Implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia em atividades
aquícolas;
V. Comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica;
VI. Trabalhar e liderar equipes multi e interdisciplinares;
VII. Conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos aplicáveis ao
exercício da profissão e das atividades aquícolas;
VIII. Aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos,
atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia, bem como em relação
aos desafios da inovação;
IX. Fomentar o desenvolvimento da atividade aquícola em consonância com o uso
sustentável dos recursos hídricos e demais recursos naturais e a conservação da
biodiversidade.

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