joel pereira felipe

IJA - INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS JORGE AMADO

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Nasceu em 1963.
É arquiteto e urbanista, formado em 1988 na Universidade Mackenzie. É Mestre em Arquitetura pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP (1997) e Doutor em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (2004). Cumpriu estágio pós-doutoral na UFABC (Santo André/SP) e na University College of London (Londres/Reino Unido) em 2019.
Iniciou a carreira docente no ensino superior em 1995, tendo ministrado aulas na Universidade de Taubaté e UNAR.
Em março/2007 entrou no serviço público federal como professor doutor no ensino superior, se tornando professor adjunto do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC (CECS - UFABC). Na UFABC ocupou os cargos de prefeito universitário e coordenador das obras do Câmpus de Santo André (2006-2010). Ocupou, de janeiro/2011 a fevereiro/2014, o cargo de Pró-reitor de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas da UFABC.
A partir de julho de 2014 transferiu-se para a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Na UFSB ocupou o cargo de Pró-reitor de Sustentabilidade e Integração Social de agosto/2014 a fevereiro/2017.
Antes de se dedicar à carreira acadêmica, teve intensa atividade profissional em um escritório de arquitetura que prestava assessoria a movimentos populares (AD - Ação Direta) e, posteriormente na Prefeitura de Santo André (2000 - 2005) atuando como Diretor de Desenvolvimento Urbano.
Tem experiência profissional na área de planejamento urbano e ambiental, projetos e fiscalização de obras urbanísticas e de edificações (habitação e campus universitário).
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (1988), Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1997) e Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2004).
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Habitação social, desenvolvimento urbano, mobilidade, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, políticas públicas, mutirão e arquitetura participativa, políticas afirmativas para negros, indígenas e pessoas com deficiência.
Currículo Lattes:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784529T6

Formação Acadêmica

- DOUTORADO
DOUTORADO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Contatos

Endereço profissional
Câmpus Jorge Amado
Sala
não informado
Telefone/Ramal
36136295
Endereço eletrônico
joel.felipe@ufsb.edu.br

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2024 - UFRN - 6b062eeef8db.sigaa2-prod v4.10.3_UFSB_1.2.49