ISC - INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS SOSÍGENES COSTA
Perfil Pessoal
Descrição pessoal
Professora de língua inglesa da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Brasil, onde atua como coordenadora do programa de extensão Formação de Professoras/es de Línguas (FORPROLI): emoções, colonialidades e ensino/aprendizagem de línguas e dos projetos de extensão/curso "Letramento emocional e formação de professoras/es de línguas" e "Curso de Língua Inglesa para Professoras/es Habilitadas/os (CLIPROH)". Atua ainda como Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PGER/UFSB), Presidente do Comitê de Políticas Linguísticas (2024-2028), vice-coordenadora da "Especialização em Antirracismo no Ensino de Línguas (Rael/UFSB) e do "Observatório das Relações Raciais no Ensino de Línguas (ORREL), uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Linguagem e Racismo da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Docente responsável pela elaboração de materiais didáticos digitais para o Projeto de Ensino Híbrido para a Rede CUNI/UFSB, com foco em ensino de Língua e Cultura. É graduada em Letras com Habilitação em Português/Inglês e suas respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Especialista em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar (FACSA). Tem Mestrado e Doutorado em Letras: Linguagens e Representações pela UESC. É co-autora do projeto Emoções à flor da pele: aprendendo a lidar com elas (UESC). Integrante dos grupos de pesquisa FORTE (UESC), com foco em ensino e aprendizagem de línguas; CEALI (UFV) na linha de "Crenças sobre o Ensino e Aprendizagem de Línguas"; EMOFOR (UESC) voltada para "Emoção e Formação" ; Produção de Material didático de Língua Inglesa para a formação inicial de professores (UESC) e Linguagem e Racismo (UFSB) cujo foco é "linguagem, racismo e ensino de línguas".
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Doutorado em Letras: Linguagens e Representações (UESC) Título Tese: (RE)PENSANDO A FORMAÇÃO-ESTÁGIO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA AS EXPERIÊNCIAS DE ENSINO DE INGLÊS:emoção, reflexão crítica e (de)colonialidade. Mestrado em Letras: Linguagens e Representações (UESC) Título Dissertação: O IMPACTO DO PDPI NAS EMOÇÕES-IDENTIDADES DO PROFESSOR DE INGLÊS. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Especialista em Psicopedagogia (FACSA) Título TCC: Cognição e Afetividade: uma reflexão psicopedagógica. Licenciada em Letras (Inglês-Português e suas respectivas Literaturas) - UESC Especialização em andamento em Educação e Tecnologia (UFSCAR)
Áreas de Interesse
(áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Formação de professoras/es, emoções e (de)colonialidade na área de Linguística Aplicada Linguagem, racismo e ensino de língua estrangeira Linguagem, racismo e formação de professoras/es de línguas Identidade, Emoções e Ensino/aprendizagem de Língua Estrangeira Aprendizagem de línguas mediada por tecnologias