|
Dissertações |
|
1
|
-
SIMONE LIGIA SOUSA TEIXEIRA
-
Histórias de Vida de pessoas com Doença Falciforme: uma proposta para qualificação e atualização de profissionais de Saúde da Atenção Basica.
-
Orientador : JANE MARY DE MEDEIROS GUIMARAES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANTONIO JOSE COSTA CARDOSO
-
GRASIELY FACCIN BORGES
-
JANE MARY DE MEDEIROS GUIMARAES
-
VANNER BOERE SOUZA
-
Data: 28/09/2021
-
Visualizar Dissertação/Tese
-
Mostrar Resumo
-
Doença Falciforme é um termo utilizado para denominar um grupo de alterações genéticas caracterizadas pela presença de um gene da globina beta S e suas variações. Todas essas alterações têm manifestações clinicas semelhantes (“anemias”) e não obstante algumas particularidades, o seu estudo é considerado em grupo. Essa doença é considerada um problema de saúde pública declarado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) devido a sua alta prevalência e gravidade dos sintomas e complicações. Contudo por atingir predominantemente a população afrodescendente, a pesquisa e intervenção sobre a doença falciforme é historicamente negligenciada. O objetivo desse estudo é implementar o curso de extensão e atualização “ Cuidado Integral da Pessoa com Doença Falciforme”, como estratégia de Educação Permanente em Saúde, através de metodologias ativas , que utilizam a tecnica de Equipes de Aprendizagem Ativa (EAA) e Sala de Aula invertida, em 05 (cinco) encontros síncronos semanais via web-conferência e encontros assíncronos em grupos de WhatsApp (EAA). O público alvo desse curso serão os profissionais e trabalhadores em saúde da 3/3 Atenção Básica e os estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde e do Curso de Medicina da UFSB.
-
Mostrar Abstract
-
Sickle cell disease is a term used to name a group of genetic alterations characterized by the presence of a beta S globin gene and its variations. All these alterations have similar clinical manifestations ("anemias") and despite some particularities, their study is considered as a group. This disease is considered a public health problem declared by the World Health Organization (WHO) due to its high prevalence and severity of symptoms and complications. However, because it predominantly reaches the Afrodescendant population, research and intervention on sickle cell disease is historically neglected. The objective of this study is to implement the improvement course "Integral Care of the Person with Sickle Cell Disease", as a strategy of Permanent Education in Health, through active methodologies, which use the technique of Active Learnig Teams and Inverted Classroom, in 05 (five ) synchronous weekly meetings, and asynchronous meetings in WhatsApp groups . The target audience of this course will be the health professionals and workers of Primary Care and the students of the Interdisciplinary Bachelor Degree in Health and the Medical Course of the UFSB.
|
|
2
|
-
LAURA REGIA OLIVEIRA CORDEIRO
-
Os Sentidos da Produção de Cuidado e Saberes em Saúde Mental no Contexto da Estratégia de Saúde da Família
-
Orientador : LINA RODRIGUES DE FARIA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JANE MARY DE MEDEIROS GUIMARAES
-
LINA RODRIGUES DE FARIA
-
RAFAEL ANDRES PATINO OROZCO
-
ROZEMERE CARDOSO DE SOUZA
-
Data: 28/09/2021
-
Visualizar Dissertação/Tese
-
Mostrar Resumo
-
No modelo de atenção psicossocial, o cuidado propõe um itinerário terapêutico que leve em conta a construção histórica do sujeito e sua relação com o território, além de práticas de cuidado integral. As percepções do cuidado em saúde mental no contexto da saúde da família, identificadas na literatura, proporcionam a necessidade de repensar a humanização do cuidar, a integralidade, a universalidade e a garantia de equidade. Apesar da existência de movimentos no campo da saúde na tentativa de implementação desta nova forma de pensar, observam-se entraves para se concretizar uma atenção digna e integral. Tais entraves estão relacionados à comunicação inadequada entre profissionais dos serviços da rede de atenção, à prevalência de assistência pautada na medicalização, à fragmentação do cuidado, à fragilidade no processo de matriciamento, à falta de capacitação dos profissionais e a dificuldades referentes à formação desses profissionais pautada no saber biomédico. Neste sentido, a defesa da ampliação das ofertas terapêuticas das equipes com ferramentas psicossociais, bem como da capacitação dos profissionais de saúde para disseminar ações em saúde mental visa a estimular a construção de fluxos e projetos terapêuticos mais eficazes em consonância com outros serviços da rede de saúde. Este é um caminho para se alcançar o cuidado e a promoção de saúde mental no contexto da Saúde da Família e de forma integrada à rede de assistência dentro da proposta da Reforma Psiquiátrica brasileira. Nas palavras de Saraceno (1996), é importante a compreensão do cuidado em saúde enquanto reconhecimento do sujeito além da sua doença, na perspectiva dos significados singulares dos seus sofrimentos mentais e físicos e de seus processos de vida como um todo, em todos os cenários por ele ocupados (serviço/casa/comunidade). A Saúde Mental (SM) na Atenção Básica (AB) enfrenta grandes desafios em seu cotidiano. Dentre eles, destacam-se aqueles relacionados aos trabalhadores de saúde para agregar resolutividade às ações de saúde mental desenvolvidas no âmbito da Atenção Primária, como a pouca valorização do ato de "escutar" em consultas corriqueiras. O presente projeto de pesquisa se propõe a analisar os sentidos da produção de cuidado em saúde mental no contexto da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e as reorientações das práticas no serviço, tendo como base o construcionismo social, segundo a Psicologia Social de Mary Jane Spink .Participaram do estudo profissionais dos serviços especializados de saúde mental ( Centros de Atenção Biopsicossocial e Ambulatório) e profissionais do territórios de abrangência de ESF´s, no município de Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. A coleta de dados ocorreu no mês de julho de 2020 a março de 2021. Utilizou-se a técnica de entrevista semiestruturada, em situação metapresencial, mediante consentimento dos participantes assinando o TCLE. O roteiro foi elaborado e testado previamente para esse fim - tendo como base o referencial teórico do Construcionismo Social; os repertórios interpretativos encontrados no levantamento bibliográfico da temática; e as escalas validadas - Escala de Avaliação do Impacto do Trabalho em Serviços de Saúde Mental (IMPACTO-BR) e Escala de Avaliação da Satisfação dos familiares com os serviços de Saúde Mental (SATIS-BR) (BANDEIRA, PITTA & MERCIER, 2000, p. 105-115). Os conteúdos dos diálogos foram analisados a partir da identificação dos repertórios interpretativos dos conteúdos das falas e seu entrelaçamento com a literatura investigada e a interpretação das pesquisadoras. Observou-se que esta pesquisa proporcionou duas linhas principais de categorias. A primeira voltada para os sentidos acerca da conceitualização dos processos de cuidado em saúde mental em sua integralidade: “Os sentidos dos processos de cuidado em saúde mental”. Temática esta que possibilitou iniciar a reflexão da segunda linha de sentidos voltados para o objetivo principal da pesquisa: “Os sentidos das práticas de cuidado em saúde mental no contexto da Estratégia de Saúde da Família”. A análise destas categorias, permitiram a reflexão que o processo de consolidação da assistência no SUS deve ocorrer pelo fortalecimento do cuidado a partir da escuta dialógica entre os profissionais e a comunidade.Visto que, a promoção de saúde mental privilegia o cuidado centrado na pessoa e na comunidade e a atenção aos sentidos atribuídos pelos sujeitos aos seus processos de saúde; ou seja, ela trata das emoções, percepções e sentidos do cotidiano e, consequentemente, fortalece ações de promoção da saúde integral aos sujeitos.
-
Mostrar Abstract
-
In the psychosocial care model, care proposes a therapeutic itinerary that takes into account the historical construction of the subject and his relationship with the territory, in addition to comprehensive care practices. The perceptions of mental health care in the context of family health, identified in the literature, provide the need to rethink the humanization of care, comprehensiveness, universality and the guarantee 3/3 of equity. Despite the existence of movements in the health field in an attempt to implement this new way of thinking, there are obstacles to achieving dignified and comprehensive care. Such obstacles are related to inadequate communication between professionals in the care network services, the prevalence of care based on medicalization, the fragmentation of care, the fragility of the matrix support process, the lack of professional training and difficulties related to the training of these professionals. based on biomedical knowledge. In this sense, the defense of the expansion of therapeutic offers of the teams with psychosocial tools, as well as the training of health professionals to disseminate actions in mental health, aims to stimulate the construction of more effective therapeutic flows and projects in line with other services in the network of health. This is a way to achieve mental health care and promotion in the context of Family Health and in an integrated way to the care network within the proposal of the Brazilian Psychiatric Reform. In the words of Saraceno (1996), it is important to understand health care as a recognition of the subject beyond their disease, in the perspective of the unique meanings of their mental and physical suffering and their life processes as a whole, in all scenarios occupied by him (service/home/community). Mental Health (MH) in Primary Care (AB) faces major challenges in its daily life. Among them, there are those related to health workers to add resoluteness to mental health actions developed in the context of Primary Care, such as the little appreciation of the act of "listening" in everyday consultations. This research project aims to analyze the meanings of the production of mental health care in the context of the Family Health Strategy (FHS) and the reorientations of practices in the service, based on social constructionism, according to Mary's Social Psychology Jane Spink . Professionals from specialized mental health services (Biopsychosocial Care Centers and Ambulatory) and professionals from the territories covered by ESF's, in the municipality of Vitória da Conquista, Bahia, Brazil participated in the study. Data collection took place from July 2020 to March 2021. The semi-structured interview technique was used, in a meta-presential situation, with the consent of the participants signing the consent form. The script was previously prepared and tested for this purpose - based on the theoretical framework of Social Constructionism; the interpretative repertoires found in the bibliographical survey on the subject; and the validated scales - Work Impact Assessment Scale in Mental Health Services (IMPACTO-BR) and Family Satisfaction Assessment Scale with Mental Health Services (SATIS-BR) (BANDEIRA, PITTA & MERCIER, 2000, 2000, p. 105-115). The contents of the dialogues were analyzed from the identification of the interpretative repertoires of the contents of the speeches and their intertwining with the investigated literature and the interpretation of the researchers. It was observed that this research provided two main lines of categories. The first focused on the meanings about the conceptualization of mental health care processes in their entirety: “The meanings of mental health care processes”. This theme made it possible to start the reflection on the second line of meanings aimed at the main objective of the research: “The meanings of mental health care practices in the context of the Family Health Strategy”. The analysis of these categories allowed the reflection that the process of consolidation of care in the SUS must occur through the strengthening of care based on dialogic listening between professionals and the community. Since, the promotion of mental health privileges care centered on the person and the community and attention to the meanings attributed by the subjects to their health processes; that is, it deals with the emotions, perceptions and meanings of everyday life and, consequently, strengthens actions to promote the subjects' integral health.
|
|
3
|
-
MARCELO RIBEIRO DA SILVA
-
PROJETO DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE NO MUNICÍPIO DE PORTO SEGURO/BA: DESAFIOS E AVANÇOS
-
Orientador : MARCIO FLORENTINO PEREIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANTONIO JOSE COSTA CARDOSO
-
MARCIO FLORENTINO PEREIRA
-
RAQUEL SIQUEIRA DA SILVA
-
Data: 28/09/2021
-
Visualizar Dissertação/Tese
-
Mostrar Resumo
-
A Rede SUS – Escola, enquanto espaço colaborativo para a formação de sujeitos, trocas colaborativas, escuta qualificada, encontro com a realidade, conhecimento estimulado pela experiência prévia e outros, tende a ser estratégia fundamental para a consolidação de trabalhadores com um perfil de competência profissional e humano. Este trabalho trata acerca dos desafios e avanços encontrados na implantação de Programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade no dia a dia dos serviços e das relações inter-médicos, por meio da experiência de articulação e construção do Projeto de Residência em Medicina de Família e Comunidade no Município de Porto Seguro no Sul da Bahia. No contexto do relato de uma experiência, o trabalho considera como desafios a condição da rede de APS enquanto espaço de baixa densidade, ou seja, de baixo uso de tecnologias duras e, considerando a elevada ênfase dada por parte das ciências médicas ao tecnicismo, demarcador das tecnologias duras. considerando que os profissionais médicos, em seus processos formativos, muito pouco são preparados para trabalhar com as subjetividades, fruto de fatores condicionantes e determinantes das relações culturais e sociais dos sujeitos e que diretamente implicam na relação saúde – doença. Considera, ainda que, o modelo de formação histórica, curricular e fragmentadora, direcionada a formação de especialista para o mercado de trabalho, muito pouco habilitou o profissional médico para o trabalho em equipe, sendo esta habilidade um requisito fundamental para a qualidade do trabalho na atenção primária, especialmente nas equipes de saúde da família. 3/4 Considerando que, embora as novas formações primem pelo uso de metodologias ativas e pela aproximação do estudante da medicina da realidade social e histórica dos sujeitos, a maioria dos preceptores/tutores ainda resguardam nas suas práticas o modelo tradicional e verticalizado. E por último, apesar da estrutura da Rede Municipal comportar o Projeto, os fatores de gestão da política em nível nacional e local, que comprometeram a execução da proposta apresentada e aprovada.
-
Mostrar Abstract
-
The SUS Network – School, as a collaborative space for the formation of individuals, collaborative exchanges, qualified listening, meeting with reality, stimulus of knowledge by previous experience and others, tends to be a fundamental strategy for the consolidation of workers with a profile of professional competence and human. This work deals with the challenges and advances found in the implementation of Residency Programs in Family and Community Medicine in the daily services and inter-physician relations, through the experience of articulation and construction of the Residency Project in Family Medicine and Community in the Municipality of Porto Seguro in the South of Bahia. In the context of reporting an experience, the work comprehends as challenges the condition of the Health Primary Attention network as a space of low density, that is, of low use of hard technologies and, considering the high emphasis given by medical sciences to technicality, demarcator of hard technologies. It considers that medical professionals, in their training processes, are very little prepared to work with subjectivities, which are the result of conditioning and determining factors in the cultural and social relationships of the individuals and that directly imply the health-disease relationship. It also considers that the model of historical, curricular and fragmenting training, aimed at training specialists for the labor market, has not yet qualified the medical professional for teamwork, with this skill being a fundamental requirement for the quality of work in the Primary Care, especially in family health teams. Considering that, although the new formations excel by the use of active methodologies and by bringing the medical student closer to the social and historical reality of the subjects, most preceptors/tutors still protect the traditional and vertical model in their practices. And finally, despite the structure of the Municipal Network comprising the Project, the policy management factors at national and local level, which compromised the execution of the proposal presented and approved.
|
|
4
|
-
AUGUSTO ROBERTO VIDREIRA BATISTA
-
Programas de Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade: Potencialidades e Fragilidades, na Realidade do Município de Salvador-Bahia.
-
Orientador : JANE MARY DE MEDEIROS GUIMARAES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CATHARINA LEITE MATOS SOARES
-
ITA DE OLIVEIRA E SILVA
-
JANE MARY DE MEDEIROS GUIMARAES
-
MARCIO FLORENTINO PEREIRA
-
Data: 29/09/2021
-
Visualizar Dissertação/Tese
-
Mostrar Resumo
-
A formação médica no Brasil está passando por mudanças significativas para atender às demandas da sociedade brasileira e do Sistema Único de Saúde (SUS). A Atenção Primária à Saúde (APS) deve ser a porta de entrada para o SUS, e, é aí que se espera que aproximadamente 80% dos problemas de saúde sejam resolvidos. É importante, portanto, que haja profissionais nas Unidades de Saúde da Família (USF) com ampla educação nesse campo de ação. Apesar da reestruturação da educação médica, motivada pelas novas diretrizes curriculares de 2014, pouco se encontra na literatura sobre as mudanças e impactos na educação e as experiências sobre a APS como campo de prática. Por esse motivo, o objetivo deste artigo é comparar os Programas de Residências Médicas em Medicina da Família e Comunidade (PRMMFC), no contexto do redesenho da educação médica e da reorientação de seus cenários de prática trazidos pela restauração curricular e pelo Programa Mais Médicos, em Salvador - Bahia. Será desenvolvido um estudo, com abordagem qualitativa seguindo, para observar diretamente cada PRMMFC por meio de oficinas realizadas com os supervisores de cada programa. A 3/3 entrevista, semelhante a uma oficina, será realizada para a sistematização das potencialidades e fragilidades que influenciam o alcance das metas de residências nas redes de serviços da APS municipal, através da criação de uma matriz SWOT (acrônimo para Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threat) de cada programa. Além disso, será realizada uma análise documental, com base nas diretrizes disponíveis, a fim de criar linhas históricas da criação dos programas na Bahia nos últimos dez anos, para entender o reflexo das políticas públicas de incentivo à formação de novos profissionais, especialistas, que pode atender às necessidades do SUS. Da mesma forma, uma pesquisa documental será realizada para fornecer entendimento dos cinco programas de residência em medicina da família e comunidade (MFC) na cidade de Salvador em 2020. Os resultados, portanto, indicarão em que cenário as residências na MFC em Salvador são e quais são as relações com outras situações vivenciadas e descritas na literatura. Por fim, este artigo apontará os impactos que as políticas públicas trouxeram para a melhoria do profissional médico nesta especialidade.
-
Mostrar Abstract
-
The medical training in Brazil has been undergoing significant changes to be able to meet the demands from the Brazilian society and the Unified National Health System (SUS). The primary health care (APS) is set to be the gateway to the SUS, so that is where approximately 80% of the health issues are expected to be resolved. Therefore, it is important that there are 4/3 practitioners at the family health units (USF) with extensive education on that field of action. Despite the restructuring of the medical education, motivated by the new curricular guidelines from 2014, little is found in the literature about the changes and impacts on the education and the experiences about the APS as a field of action. For that reason, the aim of this paper is to compare the Medical Residency Program in Medicine of Family and Community (PRMMFC) in the context of the redesign of the medical education and the reorientation of its scenarios of practice brought by the curricular restoration and the Mais Médicos Program, in Salvador – Bahia. A study will be developed, with qualitative approach, to directly observe each PRMMFC through workshops ran with the supervisors of each program. The workshop-like interview will be made for the systematization of the main potentialities and weaknesses that influence the achievement of the residency’s goals on the services networks of the municipal APS through the creation of a SWOT matrix (acronym for Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threat). Moreover, a documentary analysis will be made, based on the available guidelines, in order to create historical lines of the creation of the programs in Bahia in the last ten years to understand the reflection of the incentive public policies to the education of new practitioners, specialists, that can meet the SUS needs. Similarly, a documentary survey will be conducted to provide understanding of the five programs of residency in medicine of family and community (MFC) in the city of Salvador in 2020. Therefore, the results will indicate in what scenario the residencies in MFC in Salvador are in, and what are the relations with other situations experienced and described in the literature. Finally, this paper will point out the impacts that the public policies brought to the improvement of the medical professional on this specialty.
|
|
5
|
-
CARLA TAVARES CERQUEIRA
-
Instrumento eletrônico de identificação do risco de pé diabético: uma proposta para a Estratégia Saúde da Família
-
Orientador : ROCIO ELIZABETH CHAVEZ ALVAREZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JANE MARY DE MEDEIROS GUIMARAES
-
PAULA HAYASI PINHO
-
ROCIO ELIZABETH CHAVEZ ALVAREZ
-
Data: 29/09/2021
-
Visualizar Dissertação/Tese
-
Mostrar Resumo
-
O Diabetes Mellitus (DM) é um importante e crescente problema de saúde pública para todos os países, independentemente do seu grau de desenvolvimento. Dentre as complicações mais frequentes, destaca-se o pé diabético, que pode comprometer de forma severa a vida da pessoa, desde a incapacidade física provocada pela amputação não traumática, até a morte. O objetivo é avaliar a proposta de utilização do instrumento eletrônico de identificação do risco de pé diabético (e-Ped) nas consultas de rotina dos profissionais da Estratégia Saúde da Família, no município de Porto Seguro (BA). Trata-se de pesquisa quanti-qualitativa, com médicos e enfermeiros de duas Unidades de Saúde da Família do município. A proposta do e-Ped foi utilizada e trouxe como resultados além da importância da tecnologia na prevenção e cuidado, a necessidade do comprometimento dos profissionais e educação permanente para que a tecnologia contribua positivamente na identificação de risco dessa complicação em pacientes acometidos pela doença.
-
Mostrar Abstract
-
Diabetes Mellitus (DM) is an important and growing public health problem for all countries, regardless of their level of development. Among the most frequent complications, there is the diabetic foot, which can severely compromise a person's life, from physical disability caused by non-traumatic amputation, to death. The objective is to evaluate the proposed use of the electronic instrument for identifying the risk of diabetic foot (e-Ped) in the routine consultations of professionals of the Family Health Strategy, in the city of Porto Seguro (BA). This is a quantitative and qualitative research, with doctors and nurses from two Family 3/3 Health Units in the city. The e-Ped proposal was used and brought as results, in addition to the importance of technology in prevention and care, the need for the commitment of professionals and continuing education so that technology can contribute positively to identifying the risk of this complication in patients affected by the disease.
|
|
6
|
-
INARA RUSSONI DE LIMA LAGO
-
A Saúde das Comunidades Ribeirinhas: Análise Situacional e Acesso aos Serviços da Atenção Primária
-
Orientador : LINA RODRIGUES DE FARIA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
WANESKA ALEXANDRA ALVES
-
CARLOS HENRIQUE ASSUNÇÃO PAIVA
-
LINA RODRIGUES DE FARIA
-
VANNER BOERE SOUZA
-
Data: 29/09/2021
-
Visualizar Dissertação/Tese
-
Mostrar Resumo
-
Os territórios em saúde transcendem demarcações espaciais, geográficas e ambientais que são espaços vivos permeados por condicionantes e determinantes culturais, econômicos, políticos, sociais e sanitários. A análise territorial necessita de informações que reflitam a realidade das populações, favorecendo a operacionalização de decisões e de ações sociais, além de políticas públicas estratégicas. Esses territórios dinâmicos acolhem populações tradicionais como as ribeirinhas, cuja identidade coletiva resulta de décadas de construção. Faz-se necessário entender essas populações como sujeitos de direitos, sobretudo no tocante aos serviços públicos considerados como essenciais para uma vida digna. A Atenção Primária à Saúde deve desempenhar o papel de acolhimento das demandas dessas populações, favorecendo o acesso à saúde e minimizando problemas ocasionados pela ineficiência de políticas públicas nessas regiões. O Objetivo da pesquisa é realizar uma análise situacional e entender como se dá o acesso das comunidades aos serviços da Atenção Primária em sete comunidades ribeirinhas no Vale do Rio de Ondas, localizadas na região Oeste da Bahia, no município de Barreiras. A pesquisa foi orientada pelo Inventário SócioDemográfico (ISD), instrumento de coleta que facilita o contato e a construção de relações entre o pesquisador e a comunidade. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com moradores e atores chaves de sete comunidades ribeirinhas. A ênfase da pesquisa se deu sobre: o histórico das comunidades, acessibilidade geográfica, condições de moradia, saneamento básico, lideranças comunitárias, educação, religiosidade e saúde mental das populações ribeirinhas em período de pandemia. Assim, foi possível conhecer os condicionantes locais, contribuir para o fortalecimento das identidades das populações que habitam os territórios e sensibilizar gestores e poderes públicos da necessidade de implantação de uma Unidade de Saúde na região e melhorias na 3/3 qualidade do acesso aos serviços públicos que interferem na saúde física e mental da população.
-
Mostrar Abstract
-
Health territories transcend spatial, geographic and environmental demarcations that are living spaces permeated by cultural, economic, political, social and health conditions and determinants. Territorial analysis requires information that reflects the reality of populations, favoring the operationalization of decisions and social actions, in addition to strategic public policies. These dynamic territories are home to traditional populations such as riverside dwellers, whose collective identity is the result of decades of construction. It is necessary to understand these populations as subjects of rights, especially with regard to public services considered essential for a dignified life. Primary Health Care must play the role of welcoming the demands of these populations, favoring access to health and minimizing problems caused by the inefficiency of public policies in these regions. The objective of the research is to carry out a situational analysis and understand how communities have access to Primary Care services in seven riverside communities in the Vale do Rio de Ondas, located in the western region of Bahia, in the municipality of Barreiras. The research was guided by the Socio-Demographic Inventory (ISD), a collection instrument that facilitates contact and building relationships between the researcher and the community. Data collection took place through semi-structured interviews with residents and key actors from seven riverside communities. The emphasis of the research was on: the history of the communities, geographic accessibility, housing conditions, basic sanitation, community leadership, education, religiosity and mental health of riverside populations during a pandemic period. Thus, it was possible to know the local conditions, contribute to the strengthening of the identities of the populations that inhabit the territories and sensitize managers and public authorities of the need to implement a Health Unit in the region and improve the quality of access to public services that interfere in the physical and mental health of the population.
|
|
7
|
-
RODRIGO SILVA SANTOS
-
Projeto jovem doutor em uma universidade anisiana: uma proposta de extensão para integração ensino-serviço-comunidade
-
Orientador : JANE MARY DE MEDEIROS GUIMARAES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JANE MARY DE MEDEIROS GUIMARAES
-
LILIANA SANTOS
-
LINA RODRIGUES DE FARIA
-
ROCIO ELIZABETH CHAVEZ ALVAREZ
-
Data: 30/09/2021
-
Visualizar Dissertação/Tese
-
Mostrar Resumo
-
A educação é uma ferramenta singular no que concerne ao ato de transmitir saberes e modificar práticas, proporcionando à população um conhecimento embasado em informações científicas. Nesse âmbito, enfatiza-se que para a aprendizagem ser efetiva, faz-se necessário que a experiência do processo de comunicação seja bidirecional, isto é, que o cenário biopsicossocial seja considerado e que as vivências individuais sejam respeitadas afim de garantir que o conhecimento seja assimilado. Partindo desse pressuposto, o Projeto Jovem Doutor torna os indivíduos protagonistas no processo de construção do aprendizado, compartilhando informações referentes à promoção de saúde e prevenção de doenças. No que concerne à pandemia do SARS-Cov-2, o ineditismo da patologia associado às tecnologias digitais, acarretaram na disseminação de informações que não possuíam comprovação cientifica, as Fake News; as quais atrapalharam as medidas de enfretamento à transmissão do novo coronavírus. Nesse sentido, esse estudo teve como objetivo geral implantar o Projeto Jovem Doutor na Universidade Federal do Sul da Bahia no que concerne ao enfrentamento à pandemia do SARS-Cov2; sendo organizado nos seguintes objetivos específicos: realizar revisões bibliográficas sobre educação, redes sociais, equipes de aprendizagem ativa e a pandemia do novo coronavírus; possibilitar uma participação mais ativa dos discentes de Medicina em ações 3/3 socioeducativas acerca da pandemia na comunidade sob a supervisão dos docentes; potencializar a forma de transmissão de conhecimento de temas relacionados à saúde, a partir da integração de recursos tecnológicos; difundir conhecimentos importantes para promoção da saúde e enfrentamento à pandemia com discentes e docentes do Ensino Fundamental. A metodologia empregada foi o uso de revisões sistemáticas para a consolidação das pesquisas dos referenciais teóricos e a implementação do Projeto Jovem Doutor em Teixeira de Freitas, o qual abarcou estratégias metodológicas que visaram a integração entre ensino, serviço e comunidade. Os resultados obtidos foram organizados em quatro capítulos: “Educação permanente como ferramenta multiplicadora em Saúde: uma revisão integrativa sob a ótica de profissionais que compõem a saúde”; “A participação das redes sociais no combate a pandemia do Covid-19”; “Equipes de aprendizagem ativa na educação em saúde: ensino-serviçocomunidade na prevenção da contaminação por Covid-19”; “Projeto Jovem Doutor como ferramenta de educação em saúde no enfrentamento à pandemia do Covid-19: um relato de experiência”. Nessa perspectiva foi possível abordar temas de extrema importância para o enfrentamento à pandemia do SARS-Cov-2 e todos os 28 atores envolvidos nesse estudo relataram satisfação em poder discutir e sanar dúvidas sobre essa temática. Considera-se, portanto, que o debate entre distintos níveis educacionais, embasados em conteúdos interativos e com comprovação científica, foram cruciais para que as informações fossem assimiladas e compreendidas e que novos multiplicadores em saúde fossem formados, possibilitando que informações verídicas fossem compartilhadas na comunidade.
-
Mostrar Abstract
-
Education is a unique tool regarding the act of transmitting knowledge and modifying practices, providing the population with knowledge based on scientific information. In this context, it is emphasized that for learning to be effective, it is necessary that the experience of the communication process is 4/3 bidirectional, that is, that the biopsychosocial scenario is considered and that individual experiences are respected in order to ensure that knowledge is assimilated. Based on this assumption, the Young Doctor Project makes individuals protagonists in the process of building learning, sharing information regarding health promotion and disease prevention. Regarding the SARS-Cov-2 pandemic, the originality of the pathology associated with digital technologies, resulted in the dissemination of information that did not have scientific proof, the Fake News; which hindered the measures to combat the transmission of the new coronavirus. In this sense, this study had as general objective to implement the Young Doctor Project at the Federal University of Southern Bahia in what concerns the fight against the SARS-Cov-2 pandemic; being organized in the following specific objectives: to carry out bibliographic reviews on education, social networks, active learning teams and the new coronavirus pandemic; enable a more active participation of medical students in socio-educational actions about the pandemic in the community under the supervision of teachers; enhance the form of transmission of knowledge on health-related topics, from the integration of technological resources; disseminate important knowledge for promoting health and fighting the pandemic with elementary school students and teachers. The methodology used was the use of systematic reviews for the consolidation of research from theoretical references and the implementation of the Young Doctor Project in Teixeira de Freitas, which included methodological strategies aimed at the integration between teaching, service and community. The results obtained were 5/3 organized into four chapters: “Permanent education as a multiplier tool in Health: an integrative review from the perspective of professionals who make up health”; “The participation of social networks in the fight against the Covid-19 pandemic”; “Active learning teams in health education: teaching-servicecommunity in the prevention of contamination by Covid-19”; “Young Doctor Project as a health education tool in the fight against the Covid-19 pandemic: an experience report”. From this perspective, it was possible to address extremely important topics for confronting the SARS-Cov-2 pandemic and all 28 actors involved in this study reported satisfaction in being able to discuss and resolve doubts on this topic. It is considered, therefore, that the debate between different educational levels, based on interactive content and with scientific proof, were crucial for the information to be assimilated and understood and for new multipliers in health to be formed, enabling truthful information to be shared in the community.
|
|
8
|
-
SALES SILVA NASCIMENTO
-
O acolhimento no processo de trabalho em saúde em um município do Estado da Bahia
-
Orientador : LUIZ ANTONIO DE CASTRO SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LINA RODRIGUES DE FARIA
-
MARCOS MONTANI CASEIRO
-
ROCIO ELIZABETH CHAVEZ ALVAREZ
-
Data: 30/09/2021
-
Visualizar Dissertação/Tese
-
Mostrar Resumo
-
No processo de trabalho de uma equipe de saúde da família o acolhimento é fundamental para organização dos serviços, favorecendo maior acesso aos usuários, escuta qualificada e direcionamento adequado dos problemas. Esta pesquisa teve por objetivo analisar o acolhimento aos usuários da atenção básica de um município no estado da Bahia, compreendendo as facilidades e dificuldades existentes nesse processo a partir das percepções dos profissionais de saúde e dos usuários. A pesquisa teve um caráter descritivo e exploratório com abordagem qualitativa. Em relação ao procedimento técnico foi realizado um estudo de campo em que houve uma observação direta das atividades dos grupos estudados e de entrevistas com informantes para captar suas percepções sobre o processo analisado. Num primeiro momento, foi realizado um estudo bibliográfico sobre conceitos como acolhimento, humanização, vulnerabilidades, Estratégia de Saúde da Família, Atenção Primária em Saúde, processo de trabalho e participação social, bem como a análise dos documentos municipais sobre o acolhimento em saúde. Posteriormente, a observação sistemática e a aplicação de dois roteiros de entrevistas semiestruturadas com os profissionais de saúde e usuários. Esta trabalho não buscou esgotar o assunto, mas entender o acolhimento no processo de trabalho, alertando para suas fragilidades no atendimento e na satisfação do usuário e melhoria dos referidos serviços.
-
Mostrar Abstract
-
In the work process of a family health team, user embracement is essential for the organization of services, favoring greater access to users, qualified listening, and adequate addressing of problems. This 3/3 research aimed to analyze the reception of users of primary care in a municipality in the state of Bahia, understanding the facilities and difficulties in this process from the perceptions of health professionals and users. The research had a descriptive and exploratory character with a qualitative approach. Regarding the technical procedure, a field study was carried out in which there was direct observation of the activities of the studied groups and interviews with informants to capture their perceptions about the analyzed process. At first, a bibliographic study was carried out on concepts such as welcoming, humanization, vulnerabilities, Family Health Strategy, Primary Health Care, work process and social participation, as well as the analysis of municipal documents on welcoming in health. Subsequently, systematic observation and application of two semi-structured interview scripts with health professionals and users. This work did not seek to exhaust the subject, but to understand the reception in the work process, alerting to its weaknesses in service and in user satisfaction and improvement of these services.
|
|
9
|
-
AUGUSTO CÉSAR COSTA D'AFONSECA
-
VIVÊNCIAS DE UM MÉDICO DE FAMÍLIA NA ASSISTÊNCIA HOSPITALAR DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DA BAHIA.
-
Orientador : ANTONIO JOSE COSTA CARDOSO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANTONIO JOSE COSTA CARDOSO
-
GABRIELA ANDRADE DA SILVA
-
AUGUSTO CÉSAR COSTA CARDOSO
-
Data: 30/09/2021
-
Visualizar Dissertação/Tese
-
Mostrar Resumo
-
Relato de experiências vividas por um médico de família inserido no contexto de assistência hospitalar a pacientes internados em unidades de Enfermaria e de Terapia Intensiva com COVID-19 durante a pandemia pelo coronavírus em dois hospitais de referência no interior da Bahia.
-
Mostrar Abstract
-
In order to ensure the completeness of care, the Single Health System (SUS) is structured at different levels of health care that provide services with different care technologies through health care networks (SAN). In order for patient care in these service networks to be resolute, effective communication among the health services that comprise them is necessary. This study aims to evaluate the quality of communication between health professionals at different levels of care in the city of Itabuna, from the analysis of interviews conducted with a sample of adult users referred by Primary Health Care (PHC) to the Outpatient Cardiology Unit of the Calixto Midlej Filho Hospital, attending physicians, referral reports and medical records of these services. The interviewees must sign an Informed Consent Form (TCLE). The analysis of the content of all collected material will be performed, seeking to identify the patients' therapeutic itinerary and the problems of the SUS reference and counter-reference system, as well as possible solutions. The Project will be submitted to evaluation by the Research Ethics Committee through the Brazil Platform.
|
|
10
|
-
ANTÔNIO JOÃO DE ARAÚJO XAVIER
-
Situação de saúde e de cuidados de idosos domiciliados na Estratégia Saúde da Família em Vitória da Conquista (BA)
-
Orientador : ROCIO ELIZABETH CHAVEZ ALVAREZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LEONARDO CANÇADO MONTEIRO SAVASSI
-
MARCIA MARIA DOS SANTOS DE MORAES
-
ROCIO ELIZABETH CHAVEZ ALVAREZ
-
SORAYA DANTAS SANTIAGO DOS ANJOS
-
Data: 08/10/2021
-
Visualizar Dissertação/Tese
-
Mostrar Resumo
-
O envelhecimento populacional tem trazido novos desafios aos sistemas de saúde. A presença de condições crônicas, acompanhadas de multimorbidade, fragilidade e incapacidade funcional em parte considerável dessa população idosa tem limitado o acesso oportuno e continuado desses indivíduos aos serviços de saúde ou mesmo restringindo-os ao domicílio. O cuidado aos idosos domiciliados, assim, tende a ser episódico e fragmentado, aumentando o risco de iatrogenia. As equipes de Saúde da Família atuam próximo às comunidades onde vivem esses idosos, tendo a possibilidade de ofertar continuidade e coordenação de cuidados a partir do domicílio, mas tem dificuldade em reconhecer as características e necessidades desse grupo populacional vulnerável e em como se reorganizar para a prestação desse cuidado. Desse modo, tornam-se relevantes estudos que busquem caracterizar quais são as vulnerabilidades e as necessidades em saúde desse grupo populacional e como se organiza o cuidado para esses indivíduos. Este estudo parte do referencial teórico da Teoria do Déficit do Autocuidado de Dorothea Orem para buscar melhor compreender tais necessidades de cuidado, assim como os arranjos assistenciais para atendê-los por parte das equipes de Saúde da Família.
-
Mostrar Abstract
-
Population aging has brought new challenges to health systems. The presence of chronic conditions, accompanied by multimorbidity, fragility and functional disability in a considerable part of this elderly population has limited the opportune and continued access of these individuals to health services or even restricting them to the home. 3/3 Care for the elderly at home, therefore, tends to be episodic and fragmented, increasing the risk of iatrogenesis. Family Health teams work close to the communities where these elderly people live, having the possibility to offer continuity and coordination of care from home, but have difficulty recognizing the characteristics and needs of this vulnerable population group and how to reorganize themselves for the provision this care. Thus, studies that seek to characterize the vulnerabilities and health needs of this population group and how care is organized for these individuals become relevant. This study is based on the theoretical framework of Dorothea Orem's Self-Care Deficit Theory to seek to better understand such care needs, as well as the care arrangements to meet them by the Family Health teams.
|
|