A Universidade e os/as Técnico-Administrativos/as em Educação: uma análise arqueogenealógico
Técnico-Administrativo em Educação; Universidade; Agenciamento
Esta pesquisa é realizada por meio da construção de uma sutura envolvendo os estudos realizados por Foucault, os estudos sobre Universidade e o agenciamento dos Técnico-Administrativos em Educação, tendo como objetivo principal analisar os agenciamentos dos modos em que nos tornamos sujeitos TAE no interior das Universidades. Elencamos como objetivos específicos: a) compreender como os dispositivos legais e jurídicos vão criando e estabelecendo papéis e posições no interior das Instituições de Ensino Superior; b) estudar o processo de burocratização e disciplinamento das Universidades e formação de uma categoria para desenvolvimento de atividades-meio; c) entender os conflitos e disputas contemporâneas e neoliberais nas formas de ver, dizer e atuar dos Técnicos-Administrativos em Educação. Para tal, utilizamos como metodologia a análise arqueogenealógica na compreensão tanto das formações discursivas quanto das práticas, estratégias e exercícios do poder. Assim, organizaremos a tese da seguinte forma: no primeiro capítulo conduziremos o leitor na imersão da pesquisa apresentando os aspectos metodológicos e a revisão bibliográfica; no segundo capítulo, enfatizaremos a criação e estabelecimento de papéis e posições no interior das Instituições de Ensino Superior; no terceiro capítulo, abordaremos o processo de burocratização e disciplinamento das Universidades; no quarto capítulo, procuraremos indagar sobre as tensões e conflitos presentes nas Universidades no desfecho neoliberal do gerencialismo na Educação e a categoria dos Técnico-Administrativos em Educação.