Banca de QUALIFICAÇÃO: CIRO DE LOPES E BARBUDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CIRO DE LOPES E BARBUDA
DATA : 06/05/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Mata Medonha - https://mconf.rnp.br/webconf/csc-1
TÍTULO:

TERRAS INDÍGENAS E PARQUES NACIONAIS EM SOBREPOSIÇÃO: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS ENTRE AS RACIONALIDADES AUTÓCTONE, INDIGENISTA E AMBIENTALISTA NO EXTREMO SUL DA BAHIA


PALAVRAS-CHAVES:

Terra indígena. Território autóctone. Territorialização. Parque Nacional. Bahia. Extremo Sul. Barra Velha. Monte Pascoal. Comexatibá. Descobrimento. Sobreposição. Múltipla afetação. Pataxó. Funai. ICMBio.


PÁGINAS: 86
RESUMO:

Tese de doutoramento que, a partir da problematização das categorias territoriais do Sistema Nacional de Unidades de Conservação e das teorias da cultura e da sociedade pós-coloniais, descoloniais e decoloniais, intenta demonstrar que a presença indígena não só deve ser tolerada, como também incentivada em Parques Nacionais no Extremo Sul da Bahia, com vistas à desinvibilização dos saberes autóctones Pataxó de manejo e convivência da Mata Atlântica. Além de revisão bibliográfica, foi realizado estudo etnográfico situacional de conflitos de natureza intercultural, relativamente às reuniões do grupo de trabalho interinstitucional, ocorridas em 2018, para a celebração de termo de compromisso entre comunidade indígena Pataxó, Funai e ICMBio em relação às zonas de sobreposição entre a TI Comexatibá e o Parna do Descobrimento.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 268.678.937-91 - JOÃO PACHECO DE OLIVEIRA FILHO - UFRJ
Externo à Instituição - LAILA THOMAZ SANDRONI - UFRRJ
Externo à Instituição - MARIA ROSÁRIO GONÇALVES DE CARVALHO - UFBA
Presidente - 1726142 - MAY WADDINGTON TELLES RIBEIRO
Interno - 3025974 - PABLO ANTUNHA BARBOSA
Notícia cadastrada em: 03/05/2019 18:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2024 - UFRN - 6b062eeef8db.sigaa2-prod