Banca de DEFESA: RAYANNE SILVA BENFICA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAYANNE SILVA BENFICA
DATA : 23/10/2024
LOCAL: https://meet.google.com/dfk-qadg-zvb

O PAPEL DA NATUREZA NAS BRINCADEIRAS E NOS ESPAÇOS DO BRINCAR EM UM CONTEXTO ESCOLAR INFANTIL

Criança; Contato com a natureza; Experiências na natureza; Infância; Psicologia ambiental.

Os espaços e brincadeiras na natureza têm um impacto significativo na saúde e no bem-estar das crianças. O espaço escolar que contempla a natureza ou oportuniza experiências com elementos naturais e outros territórios educativos mais verdes favorecem às crianças experiências sensíveis, ricas em sentidos, vínculos e descobertas. Considerando-se a importância do brincar e do contato com a natureza para o desenvolvimento infantil, o presente estudo traz como objetivo geral: Investigar o papel da natureza nas brincadeiras e nos espaços do brincar de crianças de 04 a 06 anos em um contexto escolar. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de natureza descritiva e observacional. O local de estudo, selecionado por conveniência, consiste em uma escola da rede privada em Porto Seguro (Bahia) que possui espaços e elementos biofísicos de natureza, e pátio descoberto. Os sujeitos de estudo foram 20 crianças matriculadas na escola selecionada. A coleta de dados aconteceu em três etapas. Etapa um – observação naturalística: observação livre da rotina da escola, a fim de caracterizar o local, especialmente os espaços de natureza, e levantamento de toda a área livre da rotina da escola, que possui inúmeros elementos biofísicos facilitadores do contato das crianças com diversas árvores frutíferas, gramado e outras plantas. O pátio foi dividido em oito setores, registrados com fotografias. Etapa dois – observação da criança e do espaço: foi analisada a interação das crianças com os espaços, considerando-se os espaços que escolhem para brincar; foi utilizado um diário de campo para registrar todas as observações livres sobre o espaço escolar e como as crianças se relacionam com ele. Etapa três – grupo focal: um roteiro norteador permitiu identificar onde as crianças gostam de brincar, do que gostam de brincar, quais brincadeiras mais brincam no espaço escolar, se identificam os elementos biofísicos da natureza no espaço onde brincam, e como deveriam ser os espaços pensados por elas para o brincar; após isso,as crianças produziram um desenho sobre o que colocariam nesses espaços. As crianças escolheram a fotografia do local onde gostam ou  gostariam de brincar na escola. Assim, pode-se constatar que muitas crianças referem lugares ao ar livre como preferidos para o brincar, destacando brincadeiras como corre-corre e esconde-esconde. Além disso, identificam os elementos biofísicos da natureza no espaço e trazem em seus desenhos esses elementos para compor os espaços para o brincar. Os resultados apontam a importância do brincar na natureza, sendo importante que seja proporcionados espaços e oportunidades para que as crianças explorem e se conectem com a natureza.Portanto, pode-se concluir que os espaços escolares podem ser potencializados a partir da presença dos ricos elementos da natureza, e esses elementos possuem significados e possibilidade de exploração pelos educadores, visando agregar a prática pedagógica, desde que tenham uma intencionalidade, promovendo assim riquezas no aprendizado e desenvolvimento infantil.

Externa à Instituição - ANA PAULA VIEIRA E SOUZA - UFPA
Externa à Instituição - CELINA MARIA COLINO DE MAGALHÃES - UFPA
Externa ao Programa - 1802621 - CRISTIANA BARROS NASCIMENTO COSTA - nullPresidente - 1782304 - JAILSON SANTOS DE NOVAIS
Notícia cadastrada em: 03/10/2024 10:15