ETNOTURISMO COMO PRÁTICA EDUCATIVA NA ALDEIA PÉ DO MONTE: CONSTRUÇÃO DE FAZERES E SABERES PATAXÓ
Etnoturismo; Identidade Pataxó; Práticas Educativas
Na aldeia Pé do Monte vigoram projetos ligados ao reflorestamento, especificamente, a preservação da Mata Atlântica e de etnoturismo. Assim, este trabalho busca refletir e dar visibilidade aos processos de construção de saberes e fazeres dos Pataxó da Aldeia Pé do Monte, a partir do etnoturismo enquanto prática sócio educativa, por considerar que os fazeres e os saberes construídos nas atividades turísticas da aldeia constituem uma epistemologia que tem como interfaces: relações étnico-raciais, interculturalidades e processos de ensino-aprendizagem. A implementação e análise de práticas educativas construídas junto ao coletivo Pataxó será realizada por meio da pesquisa-ação, a fim de promover leituras desses processos de ensino-aprendizagem junto aos nativos, visando à introdução de outras metodologias e teorias na implementação do etnoturismo. Há uma epistemologia educacional e cultural que está se construindo em diferentes espacialidades e, por isso, nesse projeto entende-se que o etnoturismo tem sido utilizado como umas das ações afirmativas étnico-culturais, contribuindo, para que turistas e estudantes reconheçam no protagonismo dos povos tradicionais formas singulares de construção de fazeres e de saberes. Como aporte teórico serão utilizados dos saberes edificados historicamente pelos Pataxó e concepções de campos diversos que refletem sobre etnoturismo, povos tradicionais, identidade e práticas sócio educativas. Por fim, a construção e análise das práticas sócio educativa convergem para a publicação de um Inventário do Etnoturismo Pataxó da Aldeia Pé do Monte (impressa e em mídia digital), a fim de que possam socializar seus conhecimentos e buscarem parcerias e financiamentos. Com o inventário, espera-se contribuir para uma melhor divulgação das manifestações, tradições, rituais, memórias e saberes da cultura dos Pataxó do Pé do Monte (Porto Seguro – BA), em conformidade com a Lei Federal 11.645/2008, que determina o respeito à diversidade cultural dos povos indígenas, bem como a defesa de seus direitos.