A performance da dança bate-barriga: uma cultura composta de lutas e resistência.
Helvécia. Rio do Sul. Dança. Bate-barriga. Performance. Resistência.
A proposta da pesquisa foi a produção de um vídeo documentário como produto didático sobre a dança bate-barriga e suas contribuições no fortalecimento das relações interpessoais e construção da consciência social e política dos moradores das comunidades do Rio do Sul e Helvécia, distrito de Nova Viçosa, certificadas como remanescentes quilombolas pela Fundação Cultural Palmares desde 2005, situadas às margens da BR 101 no Extremo Sul da Bahia. A dança é uma das práticas e/ou manifestações culturais existentes naquelas comunidades. A performance acionada pelas dançantes dos grupos tem como ápice o momento em que as mulheres batem uma barriga na outra, elemento que se constitui como traço fundamental coreográfico cujo gesto representa. Para tanto, utilizou-se da pesquisa social com abordagem qualitativa Minayo (2009). A ancoragem teórica é também composta por Paulo Freire (1995), Brandão (1985), Fanon (2008), Geertz (1989), Santos (2007 e 2017). Os resultados apontam que a dança bate-barriga tem contribuído para o fortalecimento das relações interpessoais e na formação social e política dos moradores entre as gerações passadas e atuais.