Memorial sobre o processo de elaboração do Produto Didático
A história da comunidade quilombola de Helvécia: uma proposição para o ensino das relações étnico-raciais
Ensino. Sequências Didáticas. Relações étnico-raciais. Comunidade quilombola.
Este memorial cumpre a finalidade de apresentar o processo de construção de uma Sequência Didática, elaborada como produto final do curso de mestrado profissional em Ensino e Relações Étnico-raciais. A sequência versa sobre “A história da comunidade Quilombola de Helvécia”. O estudo analisa a importância da sequência didática como ferramenta metodológica no processo de ensino e aprendizagem e suas contribuições para a inclusão da história afro-brasileira e africana no currículo escolar, conforme ressaltam as leis antirracistas e a LDB, 9394/96. O objetivo principal da pesquisa foi produzir uma sequência didática a partir das contribuições de um grupo de estudo de professoras quilombolas, da comunidade de Helvécia., que viabilize a mediação de conhecimentos sobre as relações étnico-raciais, sendo assim um subsidio para a aplicabilidade das leis 10.639/2003 e 11645/2008, na Escola João Martins Peixoto, Neste sentido, os referenciais utilizados para fundamentar a pesquisa e os encontros de discussão realizados na escola sobre o ensino das relações étnico-raciais pautaram-se teórica e metodologicamente nas questões propostas por Nilma Lino Gomes (2006), Luís Fernandes de Oliveira (2005) e Vera Maria Ferrão Candau (2014), Miguel Arroyo (2011), assim como, o texto das Leis 9394/96, 10639/03 e 11645/08, as duas últimas, que preconizam a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena no currículo escolar do ensino básico.