PORTAL DA AQH, MEMÓRIAS, PERTINÊNCIAS E A POLIFONIA DA CONSTRUÇÃO NARRATIVA QUILOMBOLA
AQH, Site, Educação, Memória, Helvécia
O presente trabalho tem por objetivo o desenvolvimento um site que sustente informações pertinentes à comunidade de Helvécia, além servir como ferramenta pedagógica viabilizadora do processo ensino sobre comunidades quilombolas e a história local. Nesse caminho comunicativo as vozes das fundadoras da Associação Quilombola de Helvécia (AQH) são fundamentais, pois essas incorporam elementos do contexto histórico, ou seja, marcas do processo político, econômico, social, identitário, modos de vida e resistência, significativos para compreender a mobilização da comunidade na luta por direitos. Metodologicamente, a trabalho é pautado no recorte etnográfico e na utilização de fontes escritas e orais, a partir das quais se procura evidenciar as vozes quilombolas na tessitura discursiva do portal da associação. É importante notar que a sociabilidade e comunicação humana são elementos estruturantes das relações sociais, afetivas e construtoras dos sentidos coletivos de identidade. A comunicação corresponde ao princípio antropogênico, sendo condutora, segundo o pensamento vygotskyano, das transformações cognitivas e organizacionais, capazes de articular e organizar grupos fundamentando sua existência coletiva. Em tempos de avanço da comunicação pelas vias digitais a utilização de plataformas eletrônicas tem o potencial de redimensionar narrativas para o engajamento e participação política. Assim, o ciberespaço representa nova forma de mediar a comunicação e estabelecer de vínculos e contatos, sendo capaz de informar, subsidiar aprendizagens e mobilizar grupos. Nesse cenário de mediação digital das relações políticas e afetivas torna-se pertinente a elaboração de um site que veicule as informações da Associação Quilombola de Helvécia (AQH), onde também são dispostos materiais para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem em espaços educacionais formais, não-formais e informais. Sendo assim, a dupla função do portal se ancora no binômio comunicação/educação, essenciais a projeção das vozes, identidades negras, lutas campesinas e expressões culturais que marcam a trajetória histórica da comunidade remanescente quilombola de Helvécia.