ENSINO DE FILOSOFIA: DO UNIVERSO EUROCÊNTRICO AO PLURIVERSO EPISTÊMICO – UMA INTRODUÇÃO
Ensino de Filosofia. Eurocentrismo. Pluriversalidade. Filosofia Africana.
O produto final da pesquisa de mestrado será um livro de apoio pedagógico, a ser publicado nos formatos físico e digital, cujo objetivo é refletir sobre os traços eurocêntricos no ensino de filosofia na educação básica, ao mesmo tempo em que apresenta parte significativa da produção filosófica africana contemporânea. Dividido em quatro capítulos, o livro inicia discutindo o lugar geográfico de nascimento da filosofia, analisando as hipóteses da origem grega e egípcia. Ademais, o capítulo sugere a hipótese da origem pluriversal e apresenta a filosofia como produção iminentemente humana. O segundo capítulo do livro versa sobre o colonialismo no continente africano e como as concepções coloniais inventaram a África mediante a difusão de obras detratoras dos africanos, a exemplo das concepções racialistas dos filósofos Hume, Kant, Hegel e Lévy-Bruhl. Filósofos negros cuja formação se deu contemporaneamente a esses pensadores europeus também são apresentados ao leitor para demonstrar os enganos cometidos pela maior parte dos filósofos ocidentais. O terceiro capítulo apresenta a produção filosófica africana na contemporaneidade, bem como as correntes filosóficas e paradigmas epistemológicos que animam os debates no interior do continente. O quarto e último capítulo versa sobre o ensino de filosofia no Brasil. A metodologia adotada é a exegese documental de dispositivos legais do Estado brasileiro, de livros didáticos e demais produções didático-acadêmicas de filósofos ocidentais e filósofos africanos. Espera-se auxiliar os professores de filosofia na apresentação do pensamento filosófico pluriversal em sala de aula, demonstrando a existência de correntes filosóficas para além do eurocentrismo.