#BRASIL-LÁ-ANGOLA-CÁ: DIÁLOGOS TRANS-INTER-ATLÂNTICOS
Espaços de diálogos; educação decolonial; antirracismo; interações trans-inter-atlânticos
Essa proposta de intervenção pedagógica tem como foco central a criação de espaços de diálogos entre alunos(as) do Colégio Estadual Democrático Ruy Barbosa, escola de educação formal, localizada em Teixeira de Freitas, Bahia/Brasil, com participantes do Agrupamento de Escuteiros São Domingos Sávio nº1 em Luanda/Angola, espaço educacional não-formal. O objetivo principal da pesquisa é fomentar uma prática educacional decolonial e antirracista que possa contribuir para que os participantes percebam que, tanto em Angola quanto do Brasil a cultura também é pluriétnica e partilha características comuns da sua história, língua, religião, modos de vida, entre outros aspectos. O recorte metodológico empreendido será uma etnografia virtual com a utilização de tecnologias digitais online e a utilização das redes sociais como espaços cognitivos de saber, de modo que se favoreça a aprendizagem cooperativa entre os estudantes. A expectativa das trocas de saberes em um espaço interativo virtual entre adolescentes e jovens brasileiros e angolanos está na possibilidade da (re)construção recíproca de outros significados quanto às construções identitárias das margens envolvidas, nas articulações entre o local e o global, em suas conexões sul-sul, permitindo que as pessoas experimentem a troca de conhecimentos e se sintam imbricadas coletivamente numa rede cognitiva de cooperação/colaboração.