KARINGANA WA KARINGANA: POR ENTRE HISTÓRIAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS
Educação Infantil, Pedagogia Antirracista, Literatura Infantil afro-brasileira e africana, Relações Étnico-Raciais
O trabalho, em andamento, apresenta o produto Karingana wa Karingana: Caderno de Práticas Pedagógicas na Educação Infantil, em formato de e-book, parte da pesquisa do mestrado profissional Karingana wa Karingana: por entre histórias africanas e afro-brasileiras, do programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais - UFSB. A pesquisa tem como objetivo principal a promoção de práticas pedagógicas antirracistas na Educação Infantil por meio do trabalho com as literaturas infantis africanas e afro-brasileiras, de forma a ampliar possibilidades de ações com literaturas e a temática étnico-racial. O locus da investigação foi uma escola pública de Educação Infantil localizada no município de Teixeira de Freitas – BA, na qual, além do levantamento de da os acerca do estatuto do ensino de literatura afro-brasileira e africana nessa localidade, ofertou-se oficinas de formação para as professoras sobre a referida temática. As ações formativas foram estruturadas a partir de entrevistas e questionários previamente realizados e que indicaram as lacunas que as professoras possuíam no que se refere à literatura infantil, à contação de histórias e às relações étnico-raciais. Conseguinte, o grupo docente construiu projetos, os quais foram aplicados em suas salas e integraram as práticas relatadas no caderno-produto. A fundamentação teórica deste trabalho é pautada, principalmente, em Eliane Debus, Cuti, Anete Abramowicz, Azoilda Trindade e nos documentos oficiais que aportam a pesquisa. O projeto Karingana wa Karingana propôs debater as práticas pedagógicas para a diversidade a partir do uso de literaturas e histórias que trouxessem a temática étnico-racial, pois as literaturas ampliam a visão de mundo da criança leitora e, de forma lúdica, possibilitam a aproximação de diferentes universos. Quando pensamos no âmbito da Educação Infantil, devemos levar em consideração que ela constitui um espaço significativo para a formação identitária das crianças e, nesse sentido, a escola deve proporcionar uma diversidade de experiências para que todas as crianças se sintam representadas. Ao refletir sobre a importância da Educação Infantil e as possibilidades que a literatura tem em sensibilizar as crianças para as relações étnico-raciais o projeto apresentado pretende contribuir para a o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira a partir do fortalecimento de práticas pedagógicas pautadas nas literaturas infantis.