A Temática Indígena nos Livros Didáticos de História e seus usos no Cotidiano Escolar do Colégio Estadual Machado de Assis – Teixeira de Freitas-BA.
Livro Didático, Representações, Povos Indígenas
O presente trabalho tem como objetivo a análise de livros didáticos de História para o Ensino Médio da coleção “História: das cavernas ao terceiro milênio”, de autoria de Patrícia Ramos Braick e Miriam Becho Mota, adotados desde 2015 a 2018 pelo anexo do Colégio Estadual Machado de Assis, povoado de Santo Antônio na cidade de Teixeira de Freitas-Ba. Partindo-se do princípio de que seja imprescindível que a população tenha acesso às histórias que representam os povos indígenas, responsáveis pela formação da população brasileira, se fazem necessários estudos sobre esses materiais didáticos, a fim de compreender como essas populações estão sendo representadas nos mesmos, assim como seus usos na realidade do cotidiano escolar.
É objetivo desse trabalho ainda, captar as percepções da comunidade escolar acerca da presença e das lutas e resistências dos povos indígenas no Brasil, em especial de povos que ainda se encontram presentes nessa região, como os Maxacali e sua influência no território do Nordeste de Minas e decorrente chegada ao Sul da Bahia, assim como as resistências dos Pataxó (Sul da Bahia) e Pataxó Hã Hã Hãe (Extremo Sul da Bahia), os quais nos ajudarão a compreender o processo histórico de invasão e ocupação histórica de territórios no Sul da Bahia pelos colonizadores e a condição atual de indígenas nessa região. Por fim, pretende-se dar seguimento ao processo de criação de um material didático que contemple as populações indígenas do Sul da Bahia aproximando os estudantes da realidade regional da qual fazem parte.