Um olhar sobre Helvécia: Sequências Didáticas para o ensino das Relações Étnico-Raciais
Ensino. Sequências Didáticas. Helvécia.
Este estudo é o resultado da pesquisa desenvolvida sobre a viabilidade da utilização de sequências didáticas para o ensino das Relações Étnico-Raciais. Dessa maneira, aqui as sequências são apresentadas como possibilidades metodológicas para o ensino da história e cultura da comunidade quilombola Helvécia tomando-se como referência as determinações da Lei 10.639/03 que obrigatoriza a inserção da história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos escolares da Educação Básica. As sequências didáticas foram elaboradas a partir da participação e das contribuições de um grupo de estudo composto, fundamentalmente, por professoras quilombolas da comunidade que atuam na Escola João Martins Peixoto. Os referenciais adotados e que nos ajuda a nos movimentar neste campo de produção de conhecimento tanto quanto no âmbito das questões centrais deste estudo são, dentre outros, Nilma Lino Gomes (2006, 2010, 2012), Luís Fernandes de Oliveira (2005), Vera Maria Ferrão Candau (2014) e Miguel Arroyo (2011).