COTAS RACIAIS: DESAFIOS PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO NO IFBA EUNÁPOLIS/BA
cotas raciais; permanência e êxito; racismo institucional; saberes étnicoraciais.
Este trabalho tem como principal objetivo discutir os desafios para permanência e êxito dos cotistas raciais no Instituto Federal da Bahia, campus Eunápolis. Atentando que o espaço de privilégio dos/as brancos/as se matêm cativo no Instituto, a pesquisa provoca reflexão sobre os índices de evasão entre os segmentos raciais que compõe as salas de aula dos cursos da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio. Busca-se reafirmar e ampliar o debate sobre as cotas raciais, resgatando as memórias, compreendendo como o árduo processo de escolarização dos/as negros/as, aprouve mudanças em direção a sua “liberdade”. Autores/as como Bastos (2016), Fonseca (2002), Santos (2008) e Munanga (2001) entre outros, balizam as dicussões que desencadeiam na educação pensada para os/as negros/as e indígenas na sociedade contemporânea ainda excludente e discriminatória. É necessário considerar os novos corpos que adentram o espaço do Instituto. Por isso, o processo de intervenção propõe vivências educativas voltadas para o desenvolvimento das habilidades científicas, fortalecimento das identidades culturais e reconhecimento das contribuições dos saberes afro-brasileiros e indígenas para a educação