A dança bate-barriga em Helvécia no Sul da Bahia: performances, histórias e resistências em processo de formação social
Rio do Sul. Dança bate-barriga, Performance.
O estudo analisa a dança bate-barriga e da sua força em traduzir experiências em atos educativos. A performance da dança sintetiza a força motriz que agrega o repertório de ancestralidade possibilitado pelos antepassados da comunidade Rio do Sul na região Extremo Sul deste estado. Na dança, o momento em que na performance as dançantes negras batem suas barrigas umas nas outras, pode ser lido como um símbolo e/ou movimento através do qual se processa a renovação das relações com a ancestralidade e com o seu conteúdo histórico, com o qual, passado e presente dialogam entre si. Neste sentido, com este estudo, objetivamos compreender como as dançantes do bate-barriga se percebem leitoras e protagonistas culturais em sua própria prática social. Analisamos a performance da dança bate-barriga como uma prática social de cultura afro-brasileira e, por isso, ato educativo. Dessa maneira, estudar a dança bate-barriga da comunidade Rio do Sul como uma prática cultural e socioeducativa, cumpre o desafio de apresentar como esta prática cultural tem atravessado as experiências e comportamentos da comunidade. Buscamos responder à seguinte pergunta: como a dança bate-barriga da comunidade rural do Rio do Sul tem contribuído para o fortalecimento das relações interpessoais entre os moradores? Se configuram como importantes referências os estudos elaborados por Brandão (1985), Santos (1989), Freire (1995), Schechner (2003) Fanon (2008) Geertz, Minayo (2009) e Santos (2007; 2017). Os resultados a que chegamos apresentam a dança bate-barriga como uma prática cultural que reordena o cotidiano das relações sociais na comunidade Rio do Sul, na qual, o bater de barrigas ratifica o caráter educativo da dança ao permanecer em efetivo diálogo entre as gerações.