A dança bate-barriga nas comunidades Helvécia e Rio do Sul: performances, histórias e resistências em processo de formação social no Extremo Sul da Bahia.
Rio do Sul. Prática Cultural. Dança bate-barriga. Performance.
Este trabalho de pesquisa compõe-se de um estudo científico da performance da dança bate-barriga e da sua força em traduzir experiências em atos educativos, historicamente. A performance da dança bate-barriga é a força motriz que agrega em si o repertório de ancestralidade colhido pelos antepassados da comunidade e cotidianamente preservada pelas gerações. O ato de bater uma barriga na outra é o símbolo que norteia toda a dança e o que renova o conte-údo para a permanência do diálogo entre o passado histórico e o presente que enfrenta as lutas diárias com vistas ao futuro. Rio do Sul é a comunidade rural no distrito de Helvécia – Nova Viçosa, que tem origem nos empreendimentos agrícolas da Colônia Leopoldina – 1808 (SANTOS, 2017) que utilizou-se da mão de obra de africanos e afro-brasileiros submetidos ao regime de escravi-dão para se sustentar como polo econômico, à época. Neste sentido, objetiva-mos compreender como os dançantes do bate-barriga se percebem leitores e sujeitos culturais em sua própria prática social; analisar a performance da dan-ça bate-barriga como uma prática social de cultura afro-brasileira e, por isso, ato educativo; estudar a dança bate-barriga do Rio do Sul como uma prática de formação social-educativa que tem atravessado as experiências e comporta-mentos da comunidade. Buscamos responder a seguinte pergunta: Como a dança bate-barriga, uma prática performativa afro-brasileira da comunidade rural do Rio do Sul, tem contribuído para o fortalecimento das relações inter-pessoais dos moradores? O tipo de pesquisa utilizada nesse trabalho é a soci-al com abordagem qualitativa em Minayo (2009). A âncora teórica é composta por Paulo Freire (1995), Brandão (1985), Schechner (2003) Fanon (2008) Gee-rtz (1989) Santos (2007; 2017). Os resultados apontam que a dança bate-barriga é uma prática de cultura que está entrelaçada no contexto, nos compor-tamentos e que, por isso, reordena o cotidiano das relações sociais. Sua per-formance, o ato simbólico de bater uma barriga na outra, ratifica o caráter edu-cativo da dança ao permanecer em efetivo diálogo entre as gerações.