TEORIA À PRÁTICA: AÇÕES NO MUNICÍPIO DE PORTO SEGURO – BA PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
DADI. Ciclo de Políticas. Educação para as Relações Étnico-Raciais.
As Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008, são dispositivos legais que alteram a Lei nº 9.394/1996 (LDB) que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial das redes de ensino a obrigatoriedade da temática de História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena. Sabemos que, a não integração da população negra em múltiplos campos da sociedade ainda é invisível. Partindo do princípio de que, os negros compõem mais da metade da população brasileira, mas ainda são minoria nos campos político, econômico, midiático, artístico, esportivo, educacional, dentre outros, a presente proposta objetiva problematizar como os/as professores/as da rede municipal de ensino de Porto Seguro - BA trabalham as Leis n.º10.639/2003 e nº 11.645/2008 nos currículos escolares. Para tanto, a pesquisa escolhe como lócus de investigação a Disciplina Diversidade Afrodescendente e Diversidade Indígena (DADI), integrante dos currículos escolares das 6as e 7as séries do ensino fundamental das escolas municipais de Porto Seguro- Bahia. O estudo se apoia no “Ciclo de Políticas”, formulado por Stephen Ball e Richard Bowe (1992), para compreender, no contexto da prática, como os /as professores/as interpretam e materializam estas leis. O universo da pesquisa é formado por 3 escolas que se localizam em três bairros com características bastante distintas. São eles: Centro, Baianão e Arraial d’Ajuda. Espera-se contribuir ao final desta pesquisa com a construção coletiva de materiais (para)didáticos e instrumentos pedagógicos que contribuam para que a disciplina DADI cumpra com seus objetivos na perspectiva do enfrentamento do racismo.