REORIENTAÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS INDÍGENAS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNESULBAHIA/REDE FTC CAMPUS - EUNÁPOLIS - BAHIA
Relações-étnico-raciais, formação em enfermagem, cultura indígena.
A formação do profissional Enfermeiro/a, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Enfermagem garante a compreensão do cuidado voltado às dimensões humanas e o respeito à diversidade, porém, ainda que existam leis que obriguem os temas em saúde da população indígena, negra e de gênero nos currículos, verifica-se a necessidade de implementar estratégias práticas que aproximem os acadêmicos do curso de
graduação em Enfermagem nas relações étnico-raciais e de gênero com a comunidade local. Dessa forma minha pesquisa tem como objetivo, proporcionar vivências institucionais e práticas acadêmicas nas aldeias indígenas da região aos acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem, através da reorganização do Projeto Pedagógico do Curso. Trata-se de pesquisa- intervenção utilizando roda de conversa, preparo teórico e visitas técnicas observacionais e interativas em comunidades indígenas locais para a reestruturação do Projeto Pedagógico do Curso através do seu núcleo Docente Estruturante. Espero assim, contribuir para a formação de profissionais Enfermeiros da região do Extremo Sul da Bahia com uma visão transcultural e livre de racismo e discriminação de qualquer natureza, colaborando na melhoria da percepção saúde-doença dessas comunidades com atitudes saudáveis e potencial de estabelecer maior autonomia e controle social da saúde.