IGBÁBÒ: Uma práxis pedagógica exuriana
Igbábò; Pedagogia de terreiro; Práxis exuriana; Decolonialidade.
O objetivo da pesquisa-ação ora apresentada foi o de promover uma práxis exuriana como metodologia de ensino, o que ocorreu através de curso de formação de professores, intitulado “Pedagogia da Ancestralidade e Terreiro: práticas antirracistas, decoloniais e a aplicabilidade da Lei 10.639”. Desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER/UFSB), a ideia do curso implicou em tornar os participantes, multiplicadores em espaços escolares com vistas a colaborarem para a decolonização e enegrecimento do currículo. A metodologia utilizada no curso foi atravessada por categorias como ancestralidade, memória, pertencimento, oralidade e mitologia. As atividades aconteceram com rodas de conversa, filmes e debates, oficinas de culinária e dança, aulas de campo em terreiros de candomblé e recitação de mitologia dos orixás, além de discussão de textos pertinentes à temática. Os frutos gerados a partir desse curso e do trabalho intelectual desenvolvido durante o Mestrado são dois artefatos finais: um memorial relatando minha trajetória profissional, acadêmica e pedagógica e o documentário “Igbábò”, que traz as filmagens do curso. Elaborado com o intuito de servir como material didático para escolas e universidades, especialmente para a formação de professoras/es, “Igbábò” pode instrumentalizar para o pensamento decolonial, para uma práxis libertadora e inspirar expectadoras/es e futuras/os pesquisadoras/es. Igbábò é estudo resultado de ação colaborativa, que se coaduna com um pensamento decolonial e de resistência, logo, propõe rupturas na construção hegemônica de saberes, corrói relações de poder hierarquicamente eurocentradas, lega espaço aos saberes de Terreiro e coloca em tela uma práxis exuriana para a Educação. Tendo como desafio o cruzo, o atravessamento de saberes, com vistas à uma encruzilhada pluriepistêmica, Igbábò (o memorial e o documentário) trata do avesso, ou seja, interessa-se por uma Educação que anda em sentido invertido e ancorada no movimento espiralado de Exu. Rodopia em seu movimento e vai do caos a harmonia, enegrecendo o pensamento e a relação saber/poder escolar. Igbábò; Pedagogia de terreiro; Práxis exuriana; Decolonialidade.