REESTRUTURAÇÃO DOS PPPS DAS ESCOLAS DO QUILOMBO JUÁ/BANDEIRA TOMANDO COMO DISPOSITIVO DE APOIO AS DIRETRIZES CURRICULARES MUNICIPAIS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA
Currículo. educação escolar quilombola. projeto político pedagógico. coletividade.
Este trabalho se configura pelo desafio de reestruturar os Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) das escolas do Território Juá/Bandeira, município de Bom Jesus da Lapa/BA, tomando como dispositivo de apoio as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Escolar Quilombola (DCMEEQ), aprovadas em 2017, resultantes do desejo coletivo por mudanças curriculares no âmbito das escolas localizadas nas comunidades quilombolas do município. Com uma abordagem qualitativa, priorizou-se a pesquisa participativa com o uso dos seguintes instrumentos de coletas de dados: rodas de conversas, questionários individuais e coletivos, entrevista semiestruturada, grupos de estudos e encontros formativos. Deste modo, tivemos a intenção de evidenciar alguns aspectos que compõem a territorialidade das comunidades e como a educação escolar se insere nestes contextos, assim como as principais lutas e estratégias para adquirir esse direito. Nesse sentido, percebemos que atualmente as escolas são reconhecidas pelos/as moradores/as como uma das conquistas do território. Evidenciou-se também que as duas escolas reconhecem a especificidade do lugar e apontam para o compromisso de incluir no currículo os saberes e os conhecimentos das comunidades, como propõem as DCMEEQ. A pesquisa ainda demonstrou que com uma escuta atenta das necessidades das comunidades e com engajamento político de todas as partes que compõem o sistema de ensino é possível sim colocar em prática a educação escolar quilombola. Sendo assim, o estudo apresentou como produto a construção coletiva de novos PPPs para cada uma das escolas parceiras, os quais estão anexados ao final desse trabalho.