IMPACTOS DE INTERVENÇÃO FOTOGRÁFICA VOLTADA PARA AS PRÁTICAS ARTÍSTICAS E CULTURAIS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO PORTO DE TRÁS.
Fotografia; Quilombo; Educação Não Formal; Cultura Popular
A presente pesquisa tem por objetivo analisar impactos de intervenção fotográfica voltada para as práticas artísticas e culturais de comunidade quilombola (Porto de Trás) no âmbito da educação não formal e das relações étnicos raciais. A temática da pesquisa perpassa por questões étnicos raciais que abordam sobre a África, Afros – brasileiros, racismo, colonização, educação antirracista, a Educação não Formal na construção do sujeito dos setores subalternizados; a cultura popular como objeto de reconstrução e fortalecimento das identidades e culturas; e a fotografia como expressão da linguagem visual. Nessa perspectiva, o referencial teórico da pesquisa dialoga com NASCIMENTO (1980), RIBEIRO (2019), MUNANGA (1996), KILOMBA (2019), HOOKS (2013), BARBOSA (1991) SHORE (1947), GOHN (2010), CATENNACCI (2001), dentre outros. A intervenção foi realizada no Quilombo Porto de Trás, na Associação Cultural Tribo do Porto considerando o local como um espaço ativo de Educação não formal. A proposta teve como base oficina de fotografia definida por abordagens de métodos de ensino numa perspectiva qualitativa com a intenção de interpretar os dados obtidos ao longo do processo. Os processos metodológicos adotados para a análise dos impactos da intervenção incluem traços da pesquisa-ação, práticas fotográficas, observações e entrevistas, diálogos com os alunos quilombolas e o arte/educador/pesquisador. Os dados obtidos indicam para a contribuição da fotografia presente na arte, na cultura e identidade dos povos com ênfase na valorização e luta pela (re) existência da comunidade quilombola.