"REORIENTAÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS INDÍGENAS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNESULBAHIA/REDE UNIFTC CAMPUS EUNÁPOLIS - BAHIA"
Relações-étnico-raciais. Formação em Enfermagem. Cultura indígena
A formação do profissional Enfermeiro/a, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Enfermagem garante a compreensão do cuidado voltado às dimensões humanas e o respeito à diversidade, por isso verifica-se a necessidade de implementar estratégias práticas que aproximem os acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem nas relações étnico-raciais e de gênero com a comunidade local. Dessa forma minha pesquisa tem como objetivo, avaliar o impacto das vivências e práticas acadêmicas relacionadas às relações étnico-raciais indígenas aos acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem da Unesulbahia/Rede UNIFTC campus Eunápolis, Bahia após a reorientação do Projeto Pedagógico do Curso através do seu núcleo Docente Estruturante, na qual faço parte. Trata-se de pesquisa-intervenção utilizando preparo teórico, roda de conversa e visitas técnicas observacionais e interativas em comunidades indígenas locais, onde os relatos dos acadêmicos foram utilizados para análise de conteúdo, seguindo o método de Bardin. Os resultados obtidos demostraram que o impacto da proposta curricular contribuiu na formação dos acadêmicos para uma melhor competência cultural, proporcionando uma visão humanizada na assistência de Enfermagem. Conclui-se que a pesquisa levou a quebra de alguns preconceitos, abertura à interação com a comunidade indígena local e ampliou e percepção sobre o processo saúde-doença aos acadêmicos de Enfermagem envolvidos na pesquisa.