(RE)APRENDENDO A HISTÓRIA DA ÁFRICA: ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPERIALISMO E DESCOLONIZAÇÃO AFRICANA NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA
Livro Didático; História da África; Relações Étnico-Raciais; Guiné- Bissau.
Esta pesquisa – de caráter qualitativo, natureza exploratória, combinando os procedimentos de revisão bibliográfica, análise de livro didático e entrevista semiestruturada –, investiga como o processo de imperialismo e descolonização portuguesa em África é apresentado no livro didático de História, do último ano do ensino fundamental, adotado pela Escola Municipal Governador Paulo Souto, do município de Porto Seguro, para o triênio de 2017- 2019, objetivando analisar se a forma como essa temática é abordada atende aos objetivos da Lei 10.639/2003. Para isso, serão mobilizados como marco teórico, os Estudos Afro-Brasileiros e o pensamento Decolonial, a primeira concernente aos estudos do mundo africano e afrodiaspórico e a última ao pensamento Latino Americano, que encontram no Brasil um ponto convergente. A revisão bibliográfica, visa permitir o mapeamento das produções acadêmicas que abordam a temática História da África e africanos no Livro Didático (LD), e responder quais ausências, avanços, contextos e em que condições essas pesquisas têm sido elaboradas. A análise do livro didático pretende identificar em qual perspectiva (eurocêntrica ou afro- brasileira) ele está inserido. A entrevista semiestruturada será realizada com o professor de história dos anos finais do ensino fundamental, com um roteiro de interação, porém não aplicado rigidamente, permitindo o fluxo natural das experiências acerca da escolha, desafios e possibilidades do uso do LD no ensino de História África. A pesquisa se desdobrará na elaboração de um caderno pedagógico, material complementar ao livro didático, que contribua com a prática docente, ao aprofundar e contextualizar conteúdos que o livro didático não mobilize ou proporcione. Este material deverá apresentar aspectos do processo de imperialismo e descolonização em Guiné-Bissau, um dos mais importantes movimentos de luta e independência a invasão estrangeira em África, priorizando uma bibliografia de intelectuais que pesquisam o país. Com esta investigação pretendemos contribuir para o ensino das relações étnicos-raciais no ensino fundamental, localizando o continente africano como um sujeito histórico que possui um legado cultural, epistemológico e de resistência a ser valorizado e difundido nas escolas.