"Crianças Pataxó em escola não-indígena: o caso da Escola Municipal Frei Henrique de Coimbra, no extremo sul da Bahia"
Aldeia Coroa Vermelha; Criança Pataxó; Pertencimento; Educação.
A pesquisa intervenção em tela é intitulada de “Crianças Pataxó em escola não-indígena: o caso da Escola Municipal Frei Henrique de Coimbra, no Extremo Sul da Bahia”. O trabalho aborda sobre o processo de escolarização de crianças Pataxó na Escola Municipal Frei Henrique de Coimbra, uma instituição escolar não indígena, situada no território Pataxó de Coroa Vermelha, no município de Santa Cruz Cabrália –BA. No bojo dos debates aparecem as problemáticas sobre o estudo da temática indígena na escola e seus desdobramentos: a formação de professores, os materiais didáticos utilizados na escola, a proposta curricular vigente, entre outras questões. A pesquisa utiliza metodologia que envolve a realização de entrevistas, análise de documentos escolares e observação da realidade daquela escola, além do diálogo com a bibliografia selecionada. O texto está organizado em três capítulos iniciais nos quais estão apresentados: Capítulo I - História e resistência do povo pataxó: a aldeia da coroa vermelha; Capítulo II: Educação indígena, educação escolar indígena e a educação indígena na escola e Capítulo III: Educação das crianças pataxó na escola Municipal Frei Henrique de Coimbra. A proposta de projeto/intervenção terá como produto final a organização de um Caderno de orientações pedagógicas: A história e a cultura pataxó na escola não-indígena, que será destinado às escolas não-indígenas do município de Santa Cruz Cabrália, na Bahia, com o objetivo de subsidiar o trabalho pedagógico dos professores no desenvolvimento da temática indígena em sala de aula, em conformidade com a lei 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade do estudo de história e cultura afro-brasileira e indígena.