Remanescentes do quilombo Fôjo, Itacaré BA: Identidade étnica e acesso às políticas públicas de inclusão produtiva
Comunidade Quilombola; Identidade; Educação; Políticas
Públicas
Este trabalho investigou a relação entre Identidade Étnica e o acesso às
Políticas Públicas de Inclusão Produtiva Recente pelos/as remanescentes do Quilombo
do Fôjo, nas suas práticas laborais cotidianas em Itacaré/BA. Traçou o perfil social,
econômico e cultural da identidade étnica dos/as remanescentes do Quilombo do Fôjo,
investigou as mudanças ocorridas na constituição e permanência identitária inerentes às
restrições ou facilidades ao acesso às políticas públicas e a questões da manutenção da
sua história por meio de uma EEQ, conforme está preconizado nas Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica, que
define que a Educação Escolar Quilombola requer pedagogia própria, respeito à
especificidade étnico-racial e cultural de cada comunidade. Só a partir da coleta dos
dados, foi possível perceber como os/as remanescentes, nas práticas de uso pretéritos e
atuais dos seus recursos naturais, costumes e tradições, incorporam identitariamente e
buscaram acesso às recentes políticas públicas de inclusão social e produtiva na Bahia.
O trabalho fundamentou-se teoricamente nas obras de, Henri Acselrad, Nascimento,
Munanga e Ratts, que conceituam remanescentes de quilombos, também entendidos
como camponeses, entre outras autodenominações, nos aspectos de identidade étnica e
conflitos diversos, dentre os quais os socioambientais. No arcabouço sócio político
jurídico relativo às Políticas Públicas, além da Constituição Federal de 1988, diversos
pareceres internos do INCRA e o Relatório Antropológico da Comunidade Quilombola do
Fôjo, (INCRA, 2015). A metodologia utilizada na coleta dos dados foi a pesquisa
documental e qualitativa, realizada com inserção da pesquisadora ao campo de pesquisa
e também por via remota, dadas as condições da Pandemia COVID 19. Os/As
participantes da pesquisa foram prioritariamente os 05 (cinco) moradores mais antigos e
as (06) lideranças da comunidade. Esta pesquisa tem como resultado dois produtos
finais, as cartilhas intituladas: “FÔJO, SUA HISTÓRIA ESTÁ AQUI!” e “ASSOCIAÇÃO:
INSTRUMENTO DE RESISTÊNCIA”, que foram elaborados na perspectiva de auxiliar a
comunidade a conhecerem a sua história, e também, contribuir com a Associação por
meio de orientações sobre o processo de regularização das pendências documentais