TECENDO CAMINHOS NA RESSIGNIFICAÇÃO DO PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO DO CEEP DA FLORESTA DO CACAU E DO CHOCOLATE MILTON SANTOS: Por uma educação/formação antirracista
Educação Antirracista; Movimento Sem Terra; Projeto Politico
Pedagógico
Essa dissertação parte do entendimento que é fundamental, a discussão racial estar presente
no Projeto Político Pedagógico das escolas, mais especificamente no CEEP Milton Santos,
uma escola do campo, fruto da luta do MST por uma outra educação no Sul da Bahia. Para
tanto, partimos da contextualização do CEEP Milton Santos e sua interligação a formação
do MST, e seguimos nossa discussão acerca do contexto histórico da lei 10639/03 e a
importância do debate interseccional nesse contexto, ao tempo, que propomos uma
formação de professoras/es sobre as temáticas de raça, gênero, classe e educação. Enquanto
produto desse percurso de pesquisa-ação, propomos que o aporte teórico desenvolvido ao
longo da pesquisa, aufiram o papel de um guião para a ressignificação/materialização de um
PPP democrático e antirracista e que parta do princípio da interseccionalidade de gênero,
raça e classe no chão da escola, ao tempo, que propomos uma sequência didática
antirracista, para que as/os professoras/es tenham esse recurso didático-pedagógico a
disposição para desenvolver durante o ano letivo com as/os estudantes.