EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS PROFESSORAS E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ILHÉUS
Educação Infantil, Relações Étnico-Raciais, Formação Continuada
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida com professoras e professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ilhéus. Está dividido em três momentos: o primeiro, um memorial da pesquisadora com suas vivências pessoais e profissionais; o segundo, o projeto de intervenção pedagógica e por último, o produto final. Foi desenvolvido a partir da problemática: Como construir possibilidades didáticas norteadoras para a prática pedagógica das professoras e professores da Educação Infantil da rede municipal de Ilhéus-BA, que possibilitem as garantias legais da educação
das relações étnico-raciais? Teve como objetivo geral conhecer as possibilidades didáticas das professoras e professores da Educação Infantil de Ilhéus no contexto das relações étnico-raciais. A abordagem metodológica utilizada foi através da pesquisa qualitativa na educação, através da pesquisa-ação. Por fim, considerando o papel do Mestrado Profissional, este estudo apresentou como produto com orientações didáticas que auxiliarão no trabalho de professoras professores no ensino das relações étnicoraciais na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Ilhéus.