CIBERCULTURA E EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UMA ANÁLISE DOS FAZERES NO/DO COLÉGIO ESTADUAL INDÍGENA KIJETXAWÊ ZABELÊ
Cibercultura; Pataxó e Hã Hã Hãe; Educação Escolar Indígena.
Cibercultura e Educação Escolar Indígena: uma análise dos fazeres no/do Colégio Estadual Indígena Kijetxawê Zabelê é uma pesquisa que se insere nas atividades do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais – PPGER, no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências – IHAC da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB. A mesmo tem como objetivo geral: analisar as práticas educativas e os aspectos da/na Cibercultura no/do Colégio Estadual Indígena Kijetxawê Zabelê, sediada no município do Prado-BA; e como objetivos específicos: a) Identificar as práticas culturais cotidianas que envolvem as comunidades Indígenas, abrangidas pelo Colégio Estadual Indígena Kijetxawê Zabelê; b) Analisar os materiais didáticos e paradidáticos, produzidos pelos(as) docentes, discentes na cibercultura; c) Contribuir com as demandas do colégio, remodelando o site “Edições Zabelês”, com abas específicas para o ensino remoto durante a pandemia, hospedando materiais como sequências didáticas, planos de aula, fotografias e materiais de multimídias produzidos pelos(as) estudantes, professores(as) e comunidades que compõem o Colégio Estadual Indígena Kijetxawê Zabelê. A pesquisa utiliza procedimentos metodológicos da pesquisa-ação, juntamente com a etnografia virtual e etnoprintgrafia. Assim, tivemos como campo empírico a participação em conferências e encontros virtuais para a observação e diálogo com os (as) docentes, discentes indígenas com vistas à reelaboração coletiva do site, bem como etnoprintgrafias em canais do Youtube, sites e páginas de redes sociais, registrando as práticas ciberculturais realizadas pelo Colégio e seus/suas membros (as).