"NÃO PODIA FAZER MAGISTÉRIO, ERA COISA DE FLORZINHA”: MASCULINIDADES DOCENTES NOS ANOS INICIAIS
Masculinidades. Docência. Gênero. Identidade. Sexualidad
Este trabalho objetiva discutir as masculinidades plurais na docência a partir da história de
professores, que se identificam com o gênero masculino, que atuam nos primeiros segmentos
da Educação Básica, Educação Infantil e nos Anos Iniciais da Rede Municipal de Ensino de
Itabuna-Ba. A partir de uma pesquisa-intervenção, construímos conhecimentos de trocas e
vivência com esses professores, utilizamos a entrevista semi-estruturada como técnica de
pesquisa, a partir desse diálogo de trocas entre o pessoal e o profissional, que surgiu o projeto
de intervenção Masculinidades, Gênero e Sexualidades na Educação Infantil e Anos Iniciais,
fundamentado com saberes decoloniais e da diferença, de forma que fosse possível orientar os
gestores e demais membros da equipe escolar, que os mesmo fossem capazes de entender a
diversidade humana dentro e fora do contexto escolar. Dessa forma, identificamos como a
escola e a sociedade criam barreiras dentro da docência, o que leva a uma criação
estereotipada de gênero e sexualidade desses homens que adentram a carreira docente. Assim
refletimos como a masculinidade hegemônica, representada pelos homens brancos, cis, hétero
tentam anular as masculinidades subalternas onde eles colocam os homossexuais, negros
bissexuais e transexuais, por serem uma forte potência de representação do que é ser homem.