AUTOETNOGRAFIA DE UM DIRETOR ESCOLAR INDÍGENA: A EXPERIÊNCIA DOS INTERCÂMBIOS ESTUDANTIS INTERCULTURAIS
preconceito; povos indígenas; intercâmbio estudantil intercultural.
Esta pesquisa visa à análise de uma série de intercâmbios culturais realizados entre o Colégio Estadual Indígena de Corumbauzinho (município de Prado-BA) e diversas instituições de educação não indígena. Os métodos utilizados nesta pesquisa foram a pesquisa qualitativa, a pesquisa-ação, a etnografia memorialista e a autoetnografia. Dentre os procedimentos metodológicos usados para a coleta de materiais estão a observação, as entrevistas, os questionários, as fotografias e as gravações. O texto utilizado nesta dissertação foi o texto autobiográfico, onde o autor narra de forma pessoal. Como produto final, teremos o site Ãgaypĩhĩ ũg Kuã (Trocar e Conhecer): Intercâmbio Estudantil Intercultural, onde serão divulgados todos os intercâmbios ocorridos durante a pesquisa e após a pesquisa. Nesse site também serão divulgados as entrevistas, as fotos e os materiais didáticos produzidos nesses eventos, além de referências de livros e link de vídeos tratando sobre a temática indígena, de forma que amplie o conhecimento dos(as) professores(as) da Educação Básica e Superior e contribua para a execução da Lei 11.645/2008. Esse site também será analisado neste trabalho. Conclui-se que os intercâmbios, de fato, colaboram para dirimir dúvidas e amenizam o preconceito sobre os povos indígenas, constatando-se esse fato através das entrevistas e pesquisas bibliográficas.