A Formação Continuada dos Educadores nas Comunidades Quilombolas Baianas: Um desafio, uma esperança.
Quilombos, Educação, Ensino, Formação, Educadores.
A presente pesquisa apresenta como principal objetivo investigar a formação continuada
dos educadores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental na comunidade
quilombola da Sede do município de Maraú – Bahia, contemplando especificamente duas
escolas municipais sendo: Escola Municipal Altanira Mauro Ribeiro e o Colégio Municipal
Doutor Antenor Lemos. O objeto de estudo será a formação continuada de educadores
sobre a temática: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola
na Educação Básica, na forma da Resolução nº 8, de 20 de novembro de 2012, tal qual
acontece nas escolas, dirigida para as seguintes questões: Como se tem efetivado a
formação continuada dos educadores pertencentes aos anos iniciais e finais do Ensino
Fundamental da Comunidade Quilombola da Sede do Município de Maraú? O que propor
como intervenção pedagógica sobre a Educação Escolar Quilombola para esta
comunidade? Esta investigação adotou a metodologia bibliográfica, descritiva e reflexiva
enfatizando a pesquisa qualitativa, com os seguintes procedimentos: Consulta aprofundada
da literatura acadêmica; investigações quanto aos documentos da Secretaria Municipal de
Educação e das Unidades Escolares analisando suas contribuições; descrição das
características educacionais das duas escolas investigadas (através dos seus Projetos
Político-Pedagógicos) e quanto à Secretaria Municipal de Educação (através da Proposta
Pedagógica do Município); realização de uma reflexão quanto aos posicionamentos em
comparação com a literatura acadêmica. A forma de abordagem sobre essa metodologia é
discutir as informações que serão devolvidas como contribuição para aquele ambiente,
procurando inserir historicamente, em termos ideológicos e estéticos, os fatores
responsáveis pelo surgimento da afirmação da identidade negra, bem como a educação
quilombola e a formação continuada dos educadores. A partir da discussão dos dados
empíricos apontou-se para o seguinte resultado: apesar das iniciativas da Secretaria
Municipal de Educação em ofertar a formação continuada em parceria com o governo
federal e estadual, ainda não é uma política pública implementada no município. Quando a
questão se volta à Educação Quilombola, ainda fica mais evidente a ausência da oferta
dessa formação às comunidades remanescentes de quilombo; não acontecendo de forma
sistemática e intencional por ficarem à revelia das situações cotidianas das escolas. Quanto
aos Projetos Político-Pedagógicos das escolas, estes demostraram que não havia ênfase
ao tratar da temática Educação Escolar Quilombola nos referidos documentos