A importância da criação de um instrumento pedagógico para acolhimento dos/as estudantes com Anemia Falciforme
Anemia Falciforme; Educação; Saúde; Relações Étnico-Raciais; Inclusão
Esta pesquisa, de cunho qualitativo e exploratório, apresenta dados e referências bibliográficas que apontam a presença de doentes falcêmicos no contexto da aprendizagem escolar brasileira e as dificuldades por estes/as encontradas ao exercício das práticas cotidianas em sala de aula. Foca-se na demanda identificada, especificamente no município de Porto Seguro e realiza-se por amostragem na Escola Municipal do Cambolo, com o intuito de criação de um Protocolo para Atendimento a ser disponibilizado a docentes, coordenadores/as pedagógicos/as e diretores/as das unidades escolares do município, auxiliando-os no trato cotidiano com estudantes falcêmicos/as. À construção deste Protocolo utilizou-se questionários direcionados a alunos/as, professores/as, pais e coordenadores/as e referem-se ao conhecimento prévio destes sobre questões referentes a Anemia Falciforme, busca-se, também, identificar a formação acadêmica e outras relações sociais, econômicas e culturais destes/as, a fim de adentrar na vivência cotidiana e no convívio nos ambientes escolares de Porto Seguro, em consonância com as normas legais que regem a inclusão e a Promoção da Igualdade Racial no Brasil.