DANÇAVIVÊNCIAS: PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DECOLONIAIS EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE APRENDIZAGEM ITABUNA
Processos de aprendizagem. Processos de criação. Dança. Ancestralidade. Colonialidade.
O presente memorial dissertativo parte de uma investigação sobre práticas
decoloniais em processos de criação. Possui caráter artístico-pedagógico e de
aprendizagem contínua. Buscou-se aqui explorar o potencial educativo do pensarfazer
arte. Deste modo, foram criadas dançavivências registradas em nove vídeos e
foi elaborada a ação cênica – ASAS – no processo de construção coletiva em
espaços de educação não-formal. O exercício foi direcionar a atenção para
narrativas anunciadas nas criações, consciente das vivências ancestrais e dos
atravessamentos coloniais. Para tal realização, a escrevivência foi uma das
metodologias escolhidas para dissertar sobre a intervenção
artísticapedagógica. Junto a ela a pesquisa guiada pela prática e a noção de
desmétodo acompanharam tanto a criação cênica quanto a elaboração teórica.
Dessa maneira acontece o cruzamento das áreas da Educação, da Dança, da
Literatura e do Teatro para analisar o encontro dessas fronteiras borradas na
encruzilhada que passa pelos estudos decoloniais. O produto pedagógico resultante
da investigação consiste em procedimentos metodológicos compartilhados junto ao
registro das experiências no site Criação com Dança. Acompanha também o
documentário da criação da ação cênica ASAS, construída em colaboração com
nove artistas de Ilhéus. Assim, a pesquisa é o registro da minha errância que se
desdobra no encontro com quinze pessoas criadoras ao longo de dois anos de
caminhada e experimentações cênicas que reelaboram os nossos viveres.