Currículo de formação da Polícia Militar da Bahia e racismo institucional: um estudo sobre as presenças e ausências da discussão étnico-racial
Polícia Militar. Racismo. Educação Decolonizadora.
A pesquisa de mestrado intitulada “Currículo de formação inicial da Polícia Militar da Bahia e racismo institucional: um estudo sobre as presenças e ausências da discussão étnico-racial” iniciada no segundo semestre do ano de 2019 no contexto do Programa de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-raciais (PPGER) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) fazendo parte da linha de pesquisa intitulada Pós-Colonialidade e Fundamentos da Educação nas Relações Étnico-Raciais apresenta o estudo e análise acerca da formação dos soldados, frente ao racismo, no âmbito da Polícia Militar do Estado da Bahia (PMBA). Visa analisar o currículo do curso de formação destes profissionais policiais militares com foco na identificação de debates sobre as relações étnico-raciais no país, abordando aspectos atinentes ao racismo institucional e considerando o perfilamento racial presente nos indicadores públicos sobre a atuação de tais profissionais. Trata-se de investigação de cunho qualitativo, participativa e interdisciplinar, que se baseia em pesquisa bibliográfica e documental em torno do referido currículo e, ainda, em relação a três temas principais: atuação policial e perfilamento racial, racismo estrutural e institucional e educação decolonizadora. A abordagem metodológica procede ainda da análise de normativas e orientações no âmbito da PMBA e da construção de uma proposta de intervenção, cujo resultado será a elaboração de um material (panfleto) educativo voltado ao letramento racial e ao enfrentamento de práticas racistas na instituição. Como resultados, infere-se que uma formação antirracista, que aborda minimamente as discussões sobre as relações étnico-raciais no Brasil e na sociedade contemporânea, constituem desafios agudos para a instituição policial.