A AUTOMUTILAÇÃO COMO CONSEQUÊNCIA DO RACISMO ENTRE OS MUROS DA ESCOLA
Self-mutilation; Racism; Black youth; School.
O presente estudo objetivou investigar as concepções acerca da automutilação em estudantes negros/as com idade entre 12 e 20 anos nas turmas do 8º e 9º anos do ensino fundamental nos anos finais, no Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne – IME, no município de Ilhéus – Bahia. A conjectura que alicerçou essa pesquisa é de que a automutilação praticada pelos estudantes negros na referida instituição de ensino tem relação com o racismo. É uma pesquisa descritiva, de caráter investigativo e de natureza qualitativa, tendo como objetivo identificar quais são os efeitos da discriminação racial que está provocando a prática automutilatória nos estudantes negros no IME. Com essa pesquisa pretendemos contribuir para conscientização do corpo diretivo da escola e dos familiares para os perigos que a automutilação provoca nos adolescentes/estudantes negros. As reflexões se desdobram na elaboração de um livreto direcionado a profissionais da educação e interessados no sentido de refletirem sobre a automutilação decorrente do racismo na escola.