LÍNGUA INGLESA NA EJA INDÍGENA: Cartilha sobre Segurança Alimentar como subsídio político pedagógico.
COMISSÃO EXAMINADORA
Prof. Dr. Milton Ferreira da Silva Junior (Presidente / Orientador) Universidade Federal do Sul da Bahia / PPGER
Prof. Dr. Casé Angatu (Examinador interno) Universidade Federal do Sul da Bahia / PPGER
Profª. Drª. Juciene Silva de Souza Nascimento (Examinadora Externa) Universidade do Estado da Bahia
Prof.ª Dr. ª Anary Braz Bomfim (Examinadora Externa) Universidade Federal do Rio de Janeiro
Prof.ª Dr.ª Amanda Post (Convidada – Examinadora Externa) Universidade Federal de São Carlos
LINK: https://meet.google.com/ccy-urtu-bds?authuser=1
: Ensino de Inglês em ambiente Intercultural Indígena. Alimentação Indígena. Pataxó.
Demonstra o processo de construção e validação de cartilhas – uma para alunos indígenas e outra para alunos não indígenas, da EJA, 7/8, com a temática da Segurança Alimentar Indígena para subsidiar o ensino descolonializado de língua inglesa na Educação de Jovens e Adultos em ambiente intercultural indígena e não indígena; objetivando fomentar uma discussão teórico-prática acerca do assunto, incentivando a mobilização social pró qualidade da Segurança Alimentar no Município. Um estudo metodológico, realizado em três etapas, sendo: levantamento bibliográfico e pesquisa acerca dos povos envolvidos, a elaboração da cartilha e a validação do material. Foram consultados 25 representantes do público-alvo. Feita a revisão das cartihas, sem possibilidade de acessar os alunos por meio da Escola posto que já iniciara o período de férias, foram contatados 9 juízes escolhidos intencionalmente. A avaliação por parte dos juízes voluntários, se deu após assinatura do Termo de Acordo Livre e Esclarecido modelo UFSB, através de coleta de dados sócio-demográficos e preenchimento de escala linkert. Feitas as alterações sugeridas pelos juízes, a cartilha foi validada e entendida como um grão de areia em meio às muitas possibilidades que a temática envolve.