COMISSÕES DE HETEROIDENTIFICAÇÃO NO INGRESSO DOS CURSOS DA UFSB: CONSOLIDAÇÃO DE UMA POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA
Palavras -chave: Heteroidentificação; Universidade; Cotas Étnico-Raciais; Políticas Públicas.
Este trabalho é um relato de experiência de uma pesquisa-ação que teve como objetivo geral colaborar com o processo de consolidação das comissões de heteroidenficação na UFSB. Como objetivos específicos tentou-se: a) fazer pesquisas que pudessem corroborar na capacitação dos membros das comissões; b) realizar capacitações para os membros das comissões; c) criar documentos para consolidar o procedimento de heteroidentificação na UFSB como manuais e cartilhas. Assim, foram realizadas pesquisas bibliográficas como participações em eventos da temática. O desenvolvimento do trabalho se deu ao passo em que as bases normativas do procedimento de heteroidentificação eram estabelecidas na UFSB, o que contribuiu neste processo por meio dos espaços decisórios e executivos da política. Com o advento da pandemia, e a imposição do distanciamento físico resultante desta, a capacitação ocorreu de forma remota assim como as comissões que atuaram neste intervalo de tempo, o que implicou em diversos ajustes no desenvolvimento do trabalho. Ao final, diante de muitas interações e construções coletivas com a equipe que compõem o Comitê de Acompanhamento da Política de Cotas – CAPC foram construídos manuais e também uma cartilha com intuito de informar de forma mais dinâmica como funciona o procedimento de heteroidentificação da UFSB.