Mulheres Negras em reclusão: histórias de si, ensino e a descolonização do
Currículo escolar no Conjunto Penal de Itabuna- Ba.
Mulheres negras , Apenadas, Ensino, Currículo escolar, Educação.
Esta pesquisa tem por objetivo de discutir de que maneira as histórias das alunas apenadas do Conjunto Penal de Itabuna Bahia (CPI), se entrelação com o ensino e a descolonização do currículo escolar dentro do sistemal, apresentando estudo feito a partir de metodologia descritiva ao qual a pesquisadora descreve o modo como se constitui a experiência educativa, para as mulheres negras apenadas, no CPI. Se propões, nesta pesquisa, compreender e identificar as possibilidades e dificuldades voltadas à educação de mulheres privadas de liberdade, e dessa maneira, contribuir com o sistema de ensino e o sistema prisional, no sentido de apontar possibilidades de existência de se construir um currículo escolar onde as alunas possam se sentir como parte do processo e enxergarem suas histórias nas práticas de ensino.O material de análise baseou-se em registros feitos em diário de bordo, como também em respostas das entrevistas realizadas com as apenadas, e professores do presído. Conclui-se, pela experiência estudada, que a descolonização do currículo escolar para o ensino das mulheres negras apenadas, apresenta de mulheres em contribuições significativas e ao mesmo para a humanização do espaço e serviços prestados pelo Conjunto Penal.