Raça, classe e educação permanente na assistência social em Porto Seguro/BA
Raça; Classe; Educação Permanente; Assistência Socia
O presente projeto de pesquisa de mestrado consiste em investigar a relação entre raça, classe e educação permanente e conhecer como as/os técnicas/os que atuam nas unidades da Assistência Social de Porto Seguro percebem a relação entre as categorias supracitadas. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, participante e interdisciplinar, apoiase em estudos e pesquisas críticas na área das relações étnico-raciais no país e ancorase na metodologia da pesquisa-ação. Ela se inicia com a semente da inquietação baseada na percepção empírica do pesquisador, cuja atuação profissional é atrelada à Assistência Social municipal, sobre a ausência de debate no tocante às relações raciais no cotidiano profissional e é germinada e nutrida com a apreensão de conhecimentos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER/UFSB). Assim, parte da relação entre raça e classe enquanto aspectos predominantes entre os/as usuários/as da Assistência Social em Porto Seguro e da busca pela compreensão de como a educação permanente pode desempenhar papel relevante na oferta de processos formativos sobre as relações raciais no território. Metodologicamente, a pesquisa organiza-se em etapas, iniciando-se pela pesquisa bibliográfica e documental, ao lado da aplicação de questionário virtual inicial sobre as percepções das/os técnicas/os atuantes na Assistência Social Municipal de Porto Seguro sobre o tema e, posteriormente, a realização de oficinas temáticas em articulação com o Setor de Educação Permanente da área no município para a construção do produto final - Caderno Formativo -, como um instrumento formativo possível de ser utilizado em processos de educação permanente. Desta forma, o presente projeto tem o intuito de proporcionar momentos de estudo, reflexões e fomentar junto às técnicas/os atuantes nas unidades da Assistência Social em Porto Seguro a imprescindível necessidade de reconhecer a correlação entre as relações étnico-raciais e as diversas situações de vulnerabilidades sociais enfrentadas pela população negra, possibilitando intervenções críticas, propositivas e de acordo com as demandas emergentes da realidade social.