Gordofobia racista- uma análise interseccional dos efeitos do racismo e dos padrões estéticos propagados
pela mídia hegemônica na autoestima das sujeitas negras e gordas e seus desdobramentos no ambiente
escolar
Racismo; gordofobia; Interseccionalidade; ambiente escola; educomunicação;
pensamento negro contemporâneo
A presente dissertação busca, a partir da erudição das distintas individualidades e particularidades das
relações étnico-raciais brasileiras, discorrer sobre como a gordofobia e o racismo afetam a comunidade
negra e quais os efeitos da intersecção dessas opressões na vida pessoal e escolar dos sujeitos negros e
gordos. Galgando uma rota plurimetodológica, usa-se como base o método da pesquisa-ação em uma
abordagem qualitativa e como principais ferramentas técnicas a pesquisa bibliográfica, pesquisa
documental, a entrevista semiestruturada e o grupo focal. Tendo como campo de pesquisa um grupo de
profissionais da educação professores e corpo diretivo da Escola Municipal José Victor Figueiredo do
Município de Eunápolis-BA, seu objetivo primordial se inclina na tentativa de produzir e apresentar um
produto uma cartilha digital no âmbito da educação que permita o desenvolvimento de estratégias para
combater o preconceito gordofóbico e o racismo existentes no ambiente escolar, norteando
possibilidades pedagógicas que ensejem a positivação das identidades das pessoas negras e gordas que
têm suas autoestimas historicamente mutiladas pelas violências raciais e pelos padrões estéticos
patriarcais e coloniais.