Implementação da Lei 10.639/03 no município de Santa Cruz
Cabrália: cenários, percursos e desafios na perspectiva da gestão em educação.
Educação antirracista, gestão em educação, letramento racial,
Pensamento Negro Contemporâneo
Essa pesquisa busca empreender uma análise acerca da implementação da Lei 10.639/03 na
cidade de Santa Cruz Cabrália – BA, sob a perspectiva da gestão em educação. Para isso,
percorre caminhos plurimetodológicos e utiliza como base o método histórico-dialético, com
abordagem quali-quantitativa e natureza exploratória. Associa, também, procedimentos de
pesquisa bibliográfica, entrevista semi-estruturada e análise de dados. Por conseguinte, o
presente estudo tem como campo de pesquisa profissionais da educação que atuam
diretamente com a gestão e a aplicação das leis e diretrizes educacionais e debruça-se no
entendimento do comprometimento desses profissionais com educação antirracista, trazendo
um panorama do cenário atual, dos percursos realizados e a desenvolver, e dos desafios
superados e a superar para efetivação da lei na educação santa-cruzense. Esta pesquisa
empenha-se, ainda, na elaboração de um produto no âmbito da formação continuada de
gestores e demais profissionais da educação, objetivando proporcionar o Letramento Racial
dos mesmos, de forma a desenvolver habilidades que os permitam compreender a
importância da prática antirracista e contra-colonial na educação, como caminho primordial
para esta cumpra sua função social enquanto ferramenta de construção de uma sociedade
mais justa e igualitária.