Patxȏhã ũpú kijetxawê: um olhar etnográfico do ensino da língua e linguagem patxȏhã como instrumento de resistência nas escolas indígenas Pataxó da Bahia
Povo Pataxó; Escola Indígena; Língua Patxȏhã; Revitalização; Literatura Indígena
A pesquisa apresentada consiste em um estudo etnográfico sobre o ensino da língua Pataxó, denominada de Patxôhã. O foco da pesquisa, em especial é a Escola Indígena Pataxó da Reserva da Jaqueira, situada no município de Porto Seguro, no estado da Bahia. O objetivo é analisar de que forma está sendo desenvolvido o ensino da língua Patxȏhã na escola e na comunidade, apresentando relatos sobre a vida e o cotidiano dos falantes da língua Patxȏhã e o cotidiano da própria Aldeia Reserva da Jaqueira e sua relação com a língua Pataxó, a partir das observações de campo e de entrevista e rodas de conversas realizadas. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa é pautada na observação de campo, em estudos bibliográficos, entrevistas com professores, membros da comunidade e nas oficinas realizadas com os alunos da escola. O produto final apresentado é a produção e publicação de um livro bilíngue intitulado ‘‘TAWÁ- Espírito dos Guerreiros Pataxó’’ onde traz um pouco dos conhecimentos ancestrais através das histórias, memórias e narrativas pataxó, que tem como objetivo auxiliar no ensino da língua Patxȏhã e colaborar na efetivação da Educação Escolar Indígena diferenciada, bilíngue e comunitária nas Escolas Pataxó.